O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, conheceu na manhã desta segunda-feira (27) as soluções de mobilidade da Marcopolo em Caxias do Sul. Ele permaneceu por pouco mais de duas horas na unidade de Ana Rech, onde conversou com os executivos da companhia e visitou a linha de montagem de ônibus e a planta de trens, a Marcopolo Rail.
A reunião com a diretoria da empresa foi fechada, mas, conforme Petras Amaral Santos, gerente-executivo da Marcopolo Rail, o encontro serviu para mostrar ao vice-presidente o trabalho desenvolvido, especialmente com foco no meio ambiente, como os produtos elétricos, proporção híbrida e os trens. A fábrica de veículos sobre trilhos, inclusive, passou por ampliação e modernização, e Alckmin descerrou uma placa de inauguração da obra.
— O nosso interesse era ele poder conhecer melhor tudo que já vem se fazendo de investimentos de trabalho em termos de modais e tecnologias também aderentes à descarbonização, que será muito importante daqui para frente tendo em vista toda essa situação de mudança climática e desastres que estamos vivendo — disse Petras, em conversa com a imprensa após a visita de Alckmin.
A necessidade de fortalecer as empresas também foi apontada como fundamental para a etapa posterior aos eventos climáticos que destruíram o Estado.
Acelerar o Caminho da Escola
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, um dos pedidos ao vice-presidente foi aumentar as compras dos micro-ônibus do projeto Caminho da Escola. Segundo Bisi, dos 7.720 previstos para a Marcopolo fornecer, cerca de 1 mil foram adquiridos até agora.
O programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) também foi tema do encontro. A Marcopolo é uma das empresas habilitadas no programa federal que prevê créditos financeiros para quem investir em pesquisas, desenvolvimento e produção tecnológica que contribuam para a descarbonização da frota de carros, ônibus e caminhões. A proposta está em tramitação no Congresso Nacional.
Alckmin estava acompanhado do ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, e do ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, além da esposa Lu Alckmin.
Projetos para Guarulhos e Chile
Também em conversa com a imprensa, Petras Amaral Santos, falou sobre os projetos da Rail: o People Mover, para o aeroporto de Guarulhos (duas composições já foram entregues e a terceira está sendo finalizada) e as unidades para a EFE, empresa estatal de ferrovias.
— Nós temos fornecido para o Chile e para o Brasil e esperamos agora poder fornecer mais para o Brasil até gerando empregos e fazendo com que a fábrica de três ganhe uma escala de produção maior — destacou Petras.
A capacidade de produção é de 20 a 40 carros por ano. O vice-presidente Alckmin entrou no modelo Prosper, VLT de piso alto, o principal produto da Marcopolo Rail.