Foram poucos minutos de chuva, mas que acompanhada de muito vento causou o destelhamento de 38 casas em Monte Alegre dos Campos na noite do último sábado (27). Duas residências foram destruídas e os moradores estão abrigados na casas de vizinhos. O almoxarifado da prefeitura, que abrigava reservas de material escolar, hidráulico e elétrico também foi perdido, segundo o prefeito Onilton João Capelini.
Os prejuízos causados pelo fenômeno, de acordo com ele, foram estimados em R$ 500 mil e, com isso, pretende publicar o decreto de situação de emergência no início da tarde desta segunda-feira (29).
O mutirão para reconstrução das casas iniciou na manhã de domingo (28) e já está praticamente concluído:
— Foram mais de cem pessoas trabalhando com material todo fornecido pela prefeitura. Não há mais tantos danos, mas a recuperação tem um custo. O almoxarifado foi todo destruído e os materiais precisaram ser todos realocados.
Além dos danos às estruturas, o telhado de um pavilhão construído para servir como depósito de adubos e que era usado como garagem caiu em cima de uma camionete.
Estradas interditadas em Bom Jesus
A Defesa Civil e secretarias municipais de Obras e Agricultura trabalham para desobstruir o trânsito de estradas das localidades Potreiro Grande e Itaimbezinho, em Bom Jesus. Há também o registro de animais que morreram atingidos por galhos caídos. A Defesa Civil não soube precisar a quantidade.
Nos bairros Cohab e Alto da Pedra, 28 casas foram destelhadas e lonas já foram distribuídas. A prefeitura também prepara um decreto de situação de emergência que deve ser publicado durante esta segunda-feira.