Ensinar como trocar pneu, a saber quando é necessário trocar o óleo, desmistificar a oficina mecânica e esclarecer as principais dúvidas sobre a manutenção de veículos: esses são os objetivos da Oficina Mecânica do Batom. Realizada há mais de 20 anos em Caxias do Sul, a ação busca aproximar as mulheres desse universo e, no mês da mulher, não poderia faltar uma edição especial da atividade. Nesta semana, um grupo de 20 mulheres participou de três horas de imersão no assunto. As aulas prática e teórica são realizadas pela equipe da Escola Pública de Trânsito.
No auditório da Secretaria de Trânsito (SMTTM) de Caxias são repassadas as orientações teóricas. Já no pátio da secretaria, as mulheres recebem as noções práticas. Segundo o gerente da escola, Carlos Beraldo, a oficina foca principalmente em dicas para manutenção do veículo. O que mais chama a atenção das alunas, segundo ele, são questões como a calibragem dos pneus, o tipo de óleo e a água do radiador. Beraldo comenta que as dúvidas giram em como fazer esses serviços e onde fazer: posto de gasolina, mecânica especializada ou em casa mesmo.
— Nós temos que fazer aquele check-list diário. Ver se não tem uma lâmpada queimada, como é que está a água do radiador, verificar se os equipamento de segurança estão em bom uso, enfim, todas essas coisas. Mas o principal a gente trabalha em cima da manutenção preventiva. A gente quer mostrar qual é a calibragem dos pneus, a bateria, o que a gente pode fazer no carro. Porque hoje, com a tecnologia, podemos fazer pouca coisa, é tudo muito especializado — orienta o gerente.
A percepção do Beraldo é que a mulher é mais cuidadosa ao volante. Ele afirma que isso fica evidente ao analisar os números sobre acidentes de trânsito. De acordo com dados da SMTTM, em 2023 foram registrados 8.732 acidentes com danos materiais. Destes, 6.320, ou seja, 72,38% deles envolveram homens que estavam na direção. Já as mulheres foram responsáveis por 27,61% dos acidentes, o que equivale a 2.411. Em relação aos acidentes com óbitos, o levantamento é realizado pelo município desde 2007. Das 870 vidas perdidas nesses últimos 17 anos, 668 eram homens e 202 mulheres.
Ele ressalta ainda que a mulher está mais interessada em conhecer o básico do carro. Segundo Beraldo, o "bicho papão" na vida das mulheres que participam da oficina é a troca de pneu.
—A mulher que tem medo e acha que não pode trocar o pneu devido a pouca força, eu só tenho uma coisa pra dizer: você tem a mesma condição que o homem, é só colocar na cabeça "eu posso" — incentiva ele.
Já o mecânico da SMTTM, Gerson Rodrigo Schain, ressalta que as principais orientações repassadas às mulheres são as condições de vida útil de um pneu, a calibragem correta, como sinalizar a troca de pneu e dicas práticas de como trocá-lo. Beraldo, por sua vez, explica que todos esses cuidados são importantes porque garantem a segurança dos motoristas.
Outras dicas:
- A calibragem correta do pneu está sinalizada no manual de instrução do veículo, na porta do motorista ou na tampa do combustível.
- A troca de óleo deve ser feita no período orientado pelo mecânico.
- Além disso, o tipo de óleo utilizado por cada veículo também está descrito no manual.