O trabalho inspirador de Maurien Helena Randon Barbosa, diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon (IER), mereceu grande homenagem na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (6). A caxiense e outras 10 mulheres foram indicadas pela bancada feminina e por partidos para receber o Prêmio Mulher Cidadã.
O nome de Maurien partiu de sugestão do PSDB e a premiação foi entregue pela deputada Delegada Nadine. A executiva comanda a instituição responsável por programas sociais que já contribuíram no desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes. Criado em 26 de junho de 2003, o Instituto Elisabetha Randon congrega ações que já eram desenvolvidas pelas empresas da Randoncorp, como o projeto Florescer. Além disso, mantém iniciativas para o voluntariado, a assistência social e a cultura, entre outros.
Na distinção, foi destacado que Maurien "desempenha com coração, coragem e muita humildade programas de formação nas áreas humana, pedagógicas e sociais para crianças, adolescentes e mulheres".
Natural de Caxias do Sul, Maurien nasceu em 19 de agosto de 1965, é casada com Sérgio Martins Barbosa e mãe de três filhos: Arthur, 31 anos, Victor, 29, e Isadora, 27.
Ela é filha de Raul Randon (in memoriam) e Nilva Therezinha Randon e irmã de David Abramo Randon, Roseli Beatriz Randon, Alexandre Randon e Daniel Raul Randon. É formada em Serviço Social e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.
Maurien começou a carreira na Randoncorp em 1983, tendo atuado nas áreas de contabilidade, gestão, informática, relações com investidores, planejamento e jurídico societário das empresas do grupo, sendo que desde 2010 é gerente corporativa de Responsabilidade Social da companhia.
Desde 2007, exerce voluntariamente o cargo no Instituto Elisabetha Randon, organização da sociedade civil com interesse público.