A implementação da adutora Tronco-Sul pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) causará bloqueios a partir desta quinta-feira (22) em duas frentes simultâneas no bairro Lourdes, em Caxias: um bloqueio parcial na Rua Tronca e um bloqueio total na Humberto de Campos. A previsão de liberação dos espaços é para o fim de março.
As obras na Tronca têm início na esquina com a rua Joaquim Franzoi, passando o viaduto da BR-116, porém o bloqueio se estende até a Rua Treze de Maio, nas imediações do Fort Atacadista — nesse trecho, os pontos de bloqueios serão de acordo com o andamento da obra. Já na Humberto de Campos o bloqueio total será entre as ruas Os Dezoito do Forte e Sinimbu, sendo permitido somente acesso local. O Samae informa que, durante a execução das obras, a região pode ficar sem água.
A tubulação terá 5,9 mil metros levando água da estação de tratamento Parque da Imprensa até os bairros da região. Desde o começo das obras, em maio de 2023, já foram implantados 54% do total. A rede vai custar R$ 19 milhões e busca impactar cerca de 170 mil pessoas de 17 bairros.