Antigo hábito dos imigrantes italianos que colonizaram a Serra, a pisa das uvas será atração inédita na 8ª Festa de Abertura da Vindima, em Monte Belo do Sul. O evento, programado para ocorrer entre os dias 25 e 28 de janeiro, oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar o antigo modo de produção, trazido para a região pelos imigrantes italianos.
Na festa, a pisa de uvas ocorrerá em sete momentos diferentes, sendo seis voltados ao público. Apenas na abertura a pisa será feita pelas soberanas e autoridades locais. O processo consiste em esmagar, com os pés, as uvas colocadas dentro de uma mastela, espécie de recipiente de madeira com três metros de diâmetro. Era dessa forma que se extraía o mosto das uvas para ser fermentado e produzir o vinho antigamente, prática utilizada no início da imigração na Serra.
A pisa coletiva é formada por grupos de 20 a 30 pessoas, que pisarão sobre as uvas ao som de músicas tradicionais da cultura italiana. O valor da experiência é R$ 50 por pessoa. A festa também disponibilizará ao visitante a oportunidade de levar para casa uma garrafa da bebida de produção própria, pelo valor de R$ 100, com opção de acompanhar o processo de vinificação.
A vinificação será realizada por vitivinicultores locais, parceiros da festa promovida pela prefeitura de Monte Belo do Sul. O vinho está previsto para ser finalizado em setembro e os visitantes poderão escolher, através do preenchimento de um formulário, entre retirar o produto no município ou solicitar que ele seja entregue em endereço determinado.
A pisa das uvas, ao contrário do que alguns pensam, não é anti-higiênica, pois possíveis agentes patogênicos que possam restar do procedimento não sobrevivem no vinho, o que confere segurança à produção.
— A vindima é uma grande celebração para Monte Belo porque ela celebra o legado cultural da uva e do vinho, base de nossa economia. A pisa da uva insere na nossa programação mais do que um resgate histórico. Representa também a valorização e o respeito que temos por essa cultura — comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.
Shows e desfiles
A 8ª Festa de Abertura da Vindima também reunirá atrativos nas ruas centrais de Monte Belo do Sul, com foco na Rua Sagrada Família, em frente à prefeitura. Lá, a comunidade e os visitantes podem aproveitar as vinícolas e os restaurantes da cidade, além de conferir uma exposição de máquinas agrícolas.
Os vestidos das ex-soberanas e as cerca de 100 variedades da fruta cultivadas no município também estarão expostos. Na Rua Arthur Beltrame ocorrerá o desfile de carros alegóricos, quando as comunidades se reúnem para contar sobre as tradições herdadas dos imigrantes.
O destaque entre as atrações da festa ficará por conta de Mafalda Minnozzi que, com 35 anos de carreira, carrega forte vínculo com o Brasil. Há mais de 25 anos a italiana veio ao país para ser a protagonista da casa de música Paradiso, no Rio de Janeiro. A cantora já fez parcerias com Milton Nascimento, Roberto Menescal e Martinho da Vila.
Entre as atrações locais estão o grupo Acordes, com clássicos do rock e músicas autorais, Ragazzi dei Monti, com repertório de música italiana contemporânea, Vicentino, voltado ao folclore, além dos grupos de danças italianas Ballo D’Italia e Piccoli Ballerini e os Corais Musicando Melodias, Alegria de Cantar e Coral Juvenil.
Programação completa
25 de janeiro (quinta-feira)
- 18h – Show Família Almeida
- 19h – Abertura oficial
- 20h30min – Pisa da Uva - Edição especial às soberanas e autoridades convidadas
- 22h – Show com Os Monarcas
26 de janeiro (sexta-feira)
- 14h – Tarde da Melhor Idade – Show Banda Nova
- 16h – Pisa da Uva
- 18h – Show Grupo Acordes
- 19h – Show Grupo de Danças Rastros do Tempo
- 19h30min – Show Pagode do Feijão
- 21h – Pisa da Uva
- 22h – Show Nenhum de Nós
27 de janeiro (sábado)
- 12h – Show de corais locais
- 13h – Show de danças – Grupo Alemão Lustige Volkstanzgruppe Bergtal
- 13h45min – Pisa da Uva
- 14h30min – Tarde infantil (espetáculo circense Cia Burzum)
- 17h – Pisa da uva
- 17h30min – Show Ragazzi Dei Monti
- 19h – Show de danças italianas, com Ballo D’Italia
- 20h – Show com a banda Alma Nova
- 22h – Pisa da Uva
- 22h30min – Show de Matheus e Mathias
- 00h – DJ Gustavo MK
28 de janeiro (domingo)
- 9h – Missa de Ação de Graças pela Safra da Uva
- 11h – Grupo Vicentino
- 12h – Show com o grupo The Travellers
- 14h – Desfile de Carros Alegóricos
- 15h30min – Show com o grupo Sanfonaço
- 17h – Grupo de danças Picolli Balerini
- 17h15min – Show com Os Atuais
- 19h – Pisa da Uva
- 19h30min – Show internacional de encerramento, com Mafalda Minnozzi (Itália)