O Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET) adquiriu recentemente um novo aparelho de tomografia computadorizada (TC). O equipamento é capaz de produzir imagens tridimensionais e oferece maior exatidão no diagnóstico de doenças e lesões nos animais.
— Não possuímos a tomografia no IHVET. Nosso setor de imagem já disponibilizava radiologia digital e ultrassonografia, agora aumenta a opção de qualidade de diagnóstico por imagem a partir da tomografia — explica o diretor do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS, professor Leandro do Monte Ribas.
O aparelho possui uma técnica de imagem tridimensional avançada, que utiliza feixes de raios-X em torno do animal, capaz de produzir imagens com maior precisão das estruturas internas e sem sobreposição. Além disso, o equipamento torna o processo de atendimento mais rápido, que reflete na redução do tempo de anestesia, diminuindo os riscos anestésicos.
Os atendimentos no instituto hospitalar ocorrem por meio do encaminhamento e da solicitação de veterinários. Conforme explica Ribas, para realizar os exames por imagem o bichinho não precisa ter sido atendido pelo IHVET, basta que o profissional entre em contato com o instituto e solicite o exame.
— Esse aparelho foi adquirido para termos um acréscimo nos serviços de saúde animal na Serra e no Estado. Ele vem para toda comunidade externa e tutores se apropriarem dessa novidade — finalizou.