A chuva registrada no domingo (3) provocou novo desmoronamento no km 25 da RS-452, entre o distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul, e o município de Vale Real. O bloqueio total fica próximo ao entroncamento com a BR-116. Há sinalização no local.
O asfalto cedeu neste trecho ainda em 18 de novembro, depois do temporal que atingiu a região. Na ocasião, foi necessário bloqueio parcial na via, sendo que desta vez o trecho está completamente bloqueado para o tráfego de veículos.
De acordo com informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), uma equipe esteve no local por volta das 23h30min de domingo para verificar as condições da estrada. Como houve novo desmoronamento no trecho, os policiais contataram a empresa responsável pela rodovia e foram orientados a bloqueá-la devido ao risco de desabamento.
Nesta segunda-feira (4), quatro caminhões e quatro retroescavadeiras da empresa Ecopav, responsável pelas obras, trabalham no ponto desmoronado. A equipe está aterrando a encosta da pista com pedras no sentido Vale Real - Caxias. Os funcionários devem continuar os trabalhos mesmo com condições climáticas desfavoráveis e não há previsão de liberação.
Desvios entre Caxias do Sul - Vale Real
Na manhã desta segunda percorremos os dois desvios que podem ser utilizados entre Caxias do Sul e Vale Real até a liberação do tráfego:
:: Pela RS-452, em Vila Cristina: antes do km 25, onde ocorreu a cedência do asfalto, no sentido de Caxias do Sul - Vale Real, na direita há o acesso à Estrada Imigrante; na esquerda, à Estrada Rio Branco, de chão e com cerca de 1,5 quilômetro, possibilitando o desvio do ponto de bloqueio. Por ali, os veículos leves passam pelo Hotel Fazenda Vale Real e saem ao lado da Sociedade Esportiva e Recreativa Nova Palmira, retornando para a RS-452. O mesmo trajeto, que está em boas condições de passagem, também pode ser utilizado pelos motoristas no sentido Vale Real - Caxias.
:: Aos motoristas que saem de Caxias do Sul, e caminhões de grande porte, são orientados a passar pela área rural de Caxias do Sul utilizando a Estrada da Uva. Esse trajeto tem 25 quilômetros. Apenas quatro quilômetros são de estrada de chão, porém estão em boas condições. O motorista pode seguir no sentido Caxias do Sul-Farroupilha pela RS-122, entrando no distrito de Forqueta. Em frente à igreja, o condutor segue até São Virgilio, dobrando à direita no capitel, e passando por Loreto e São Valentim. Esse trecho de cerca de 15 quilômetros está todo asfaltado. Depois, saindo de São Valentim em direção a Vale Real, há cerca de quatro quilômetros de estrada de chão. A Estrada da Uva não tem acostamento e conta com curvas bem sinuosas, mas há sinalização em todo o trajeto.
:: A partir da comunidade de Forqueta Baixa, o asfalto é mais irregular até Arroio do Ouro. Passada esta última localidade, o motorista acessa a RS-452, cerca de cinco quilômetros à frente do ponto de bloqueio, e segue viagem.
:: Quem está na área central de Caxias, não precisa se deslocar até Forqueta: é possível utilizar a Rua Antônio Gattermann, no bairro Kayser, passando pela Pedreira do Guerra. Aí é só seguir em direção à Conceição da Linha Feijó e sair antes da comunidade de Loreto. Esse trecho tem seis quilômetros.