A operadora de máquinas Luana Rodrigues Nagildo, 32 anos, concretizou um sonho de infância na tarde chuvosa deste sábado (18) em Caxias do Sul. Vestida de branco, ela foi uma das noivas que desfilou sobre um tapete vermelho na Vila Olímpica da UCS na 16ª edição do Casamento Comunitário. Ao todo, o evento oficializou a união de 92 anos casais gratuitamente.
Rodeados pelas três filhas e por outros familiares, Luana e o agora marido Juliano Amaral da Silva, 33, registravam todos os momentos com fotos. Moradores do bairro Cruzeiro, eles estão juntos há 10 anos e comemoram a ajuda que receberam para registrar a união.
— Eu sonho com esse dia desde pequena e vamos conseguir realizar graças ao Casamento Comunitário. Estamos aproveitando essa oportunidade — diz Luana.
— É um sonho dela que acabou se tornando meu também — completou Juliano.
A história de Luana e Juliano se assemelha a de muitos outros casais que participaram da cerimônia na UCS. São anos de amor e companheirismo que ganharam novo status perante a sociedade. É o caso de Maria Isabel Rosa, 65 anos, e Santo de Oliveira, 60, que estão juntos há 19 anos e esperavam pelo dia de trocar as alianças. Evangélicos, eles também mencionaram a religião como motivadora para celebrar o casamento.
— Estou muito emocionada, feliz. E agradeço a Deus que ele aceitou — disse, antes de acariciar o rosto do marido, que estava emocionado.
Juntos há um ano, o vendedor Santiago Andrade Santurion 45, e a higienizadora Roselei Kaspary Santurion, 59, também passaram pelo tapete vermelho. Ele lembra que o namoro ganhou uma "forcinha" de uma irmã da noiva. As trocas de olhares, logo se tornaram conversas e os dois perceberam que havia amor e outras coisas em comum.
— Fomos um entendendo a história do outro e, por sermos cristãos, vimos que tínhamos algo em comum e resolvemos consumar o casamento perante Deus — conta Santiago.
Como foi a celebração
Marcado para as 13h30min, o evento iniciou com falas protocolares de autoridades, reunindo mais de 1 mil pessoas. Conduzida de forma ecumênica, a cerimônia foi realizada pelo pastor Arno Quevedo e pelo Frei Jaime Bettega. Os noivos foram abençoados e puderam trocar palavras de carinho e o esperado beijo da plateia mesmo. Após, foram conduzidos, juntos com os padrinhos, para assinatura da documentação.
O evento é realizado pela prefeitura de Caxias do Sul, pela União das Associações de Bairro (UAB), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e cartórios de Registro Civil, com apoio da UCS. Em 2022, o sonho do matrimônio foi realizado para 98 casais, após dois anos de interrupção em função da pandemia.