A Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves, localizada entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, terá um simulado de emergência na próxima segunda-feira (30), de acordo com comunicado da Cia Energética Rio das Antas (Ceran). A ação, que tem caráter preventivo, é uma exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens. A simulação ocorreria em setembro, mas foi adiada após as consequências da enchente no Estado.
De acordo com a Ceran, que opera a estrutura, o simulado ocorre na Zona de Autossalvamento da Castro Alves. Essa área fica abaixo da barragem, englobando os locais dos municípios vizinhos que têm distância menor que 10 quilômetros ou tempo de chegada da água menor que 30 minutos. No simulado de emergência, a população que está nesta zona é alertada com o acionamento das sirenes e deve dirigir-se aos Pontos de Encontro, a partir das rotas de fuga. Os Pontos de Encontro são locais seguros, construídos para a preservação de vidas.
A companhia reforça que o simulado faz parte de um protocolo nacional e que não existe risco de rompimento da barragem. Ainda conforme a Ceran, a ação tem como objetivo treinar a população que mora abaixo da barragem em caso de rompimento ou emergências.
Todas as barragens do país, com moradores próximos ao barramento, terão que realizar a simulação.
"As Usinas da Ceran são extremamente seguras, comprovadas por inspeções e revisões periódicas. Convidamos os moradores e demais pessoas que estiverem nas áreas de influência que sigam as orientações transmitidas pelo acionamento das sirenes e das placas de sinalização da Rota de Fuga e Ponto de Encontro. Em caso de dúvidas, procure a Defesa Civil local", complementa o comunicado da companhia.