O espírito de união marcou a abertura do 36° Sonho de Natal de Canela, que ocorreu nesta sexta-feira (27). Com caráter comunitário, o evento reuniu representantes de empresas, escolas e entidades na decoração das Árvores do Sonho. Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura disponibilizou 70 árvores natalinas para que a comunidade colocasse os enfeites. Os pinheirinhos estão instalados ao longo das avenidas Júlio de Castilhos e Osvaldo Aranha, no Centro.
Além das árvores decoradas pela população, Canela instalou adornos natalinos em rótulas, canteiros, fachadas e praças. Caixas de presente, Papais Noéis, renas, anjos e presépios e mais de 1,5 milhão de lâmpadas enfeitam a cidade até 14 de janeiro de 2024. Em 80 dias, a estimativa é que dois milhões de pessoas circulem pela região.
— O Sonho de Natal é importante ao trazer o espírito natalino para a nossa cidade. São muitas pessoas engajadas na decoração dos pinheirinhos. Todo mundo está precisando resgatar um pouco desse espírito e o evento é uma grande oportunidade — afirma a publicitária Fabiane Kasper, que decorou com uma árvore natalina com a equipe de sua agência.
Conforme Ciça Matte Zarth, proprietária do Centro de Educação Infantil Risque e Rabisque, os enfeites usados para a decoração do pinheirinho da escola foram feitos pelos alunos.
— Nós estamos no evento há muito tempo. Produzimos os enfeites de Natal com a ajuda das crianças. Elas que confeccionaram a decoração da nossa árvore e de toda a escolinha. Buscamos o envolvimento da galerinha. Também promovemos uma ação de doação de brinquedos para a comunidade — conta Ciça.
Já a funcionária pública Marcele Bortolaci, da Secretaria de Obras de Canela, destaca que a produção dos enfeites contou com o apoio de boa parte da equipe. Retroescavadeiras, patrolas e caminhões de brinquedo decoram a árvore da secretaria. Para dar um toque especial, Marcele conta que dois colegas confeccionaram um presépio artesanalmente com peças de sucata.
— Idealizamos um pinheiro com o que representa nosso trabalho. Nas horas vagas, a equipe ainda fez um presépio com as sucatas da oficina. O evento é realmente como um sonho. Todo mundo vem para a rua participar: crianças, jovens, adultos e gente de mais idade. Essa união representa o Natal. O espírito natalino entra no coração de todos e todo mundo quer fazer parte — diz Marcele.
Evento terá espetáculos culturais
Com programação gratuita, o Sonho de Natal terá mais de 150 apresentações artísticas. Shows culturais de música, dança e teatro ocorrem no entorno da Catedral de Pedra e na Praça João Corrêa.
No sábado (28), às 20h30min, no Multipalco da Praça João Corrêa, a grande atração será o musical Rafa Schuler e Christmas in Concert. Já na Catedral de Pedra, a atração será o Estátuas Humanas – Uma performance do Nascimento de Cristo, que também ocorre no sábado (28), às 17h30min.