Uma comparação de imagens demonstra o tamanho do impacto causado pela forte chuva da última segunda-feira (4) em Santa Tereza. A partir da técnica de fotogrametria digital, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) mostra em vídeo o antes e depois do município da Serra atingido pela cheia do Rio Taquari. Conforme a Defesa Civil, são pelo menos 50 residências destruídas e mais de 380 pessoas atingidas.
Como explica a comunicação do batalhão por nota, os policiais militares monitoraram com drones as áreas atingidas. Esses registros são unidos a imagens de satélite para levantar o impacto. A comparação é feita com imagens coletadas em março deste ano e na última terça (5), após a cheia do rio: "Essa técnica, fotogrametria digital com drones, gera uma ortofoto - fotografia que mostra imagens de locais ou objetos em sua real posição, ou seja, georreferenciadas. E, através da sobreposição dessas imagens, satélite e ortofoto, consegue-se dimensionar os estragos causados pelo temporal que atingiu o Estado", segundo explicação do 3º BABM.
Ainda de acordo com o batalhão, as imagens demonstram como o Arroio Marrecão, que está na bacia do Rio Taquari-Antas, ultrapassa o canal original. Conforme a Defesa Civil, o rio chegou a um nível de cerca de 23 metros.