Para que a tradição se renove e novos nomes representem a Festa Nacional da Uva, é necessário também se despedir de quem tanto contribuiu para o evento e para a cidade. Neste sábado (26), ao anunciarem o nome da nova rainha e das princesas do evento de 2024, Pricila Zanol, Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann encerram uma jornada de dois anos e dois meses ostentando a coroa e a faixa de soberanas de uma festa com mais de nove décadas de história.
A transferência do reinado neste sábado em nada lembrará o evento em que Pricila, Bianca e Bruna foram coroadas, em julho de 2021. No UCS Teatro e com público limitado, o trio precisou usar máscara de proteção em todos os compromissos oficiais. Antes disso, viveram um pré-concurso com atividades e orientações a distância.
No evento, em fevereiro e março de 2022, as restrições foram flexibilizadas, permitindo receber o público, mas rainha e princesas ainda circulavam pelo parque com máscara no rosto e álcool gel nos bolsos. São poucas as fotos que guardam sem que estivessem com a proteção tão necessária para aquele momento.
Ao analisar a trajetória, Pricila diz que encerra a jornada como rainha com leveza e sentimento de que fez o melhor que pôde na missão de divulgar o evento.
— As últimas semanas foram de saudosismo. Passa um filme na cabeça de tudo que fizemos. De todo o nosso pré-concurso, do momento de pandemia, que foi difícil. Ser rainha da Festa da Uva era o meu maior sonho de criança, meu sonho de vida. Comecei a estudar Festa da Uva com 16 anos. E depois de atingir o meu sonho máximo, eu sabia que ficaria muito emocionada nesse momento de despedida — conta ela, ainda moradora do bairro Ana Rech.
A responsabilidade de divulgar a festa país afora — conforme idealizaram Joaquim Pedro Lisboa e Celeste Gobatto na edição de 1933, ao promover a primeira escolha de soberana — é a principal missão. E esse exercício, segundo Bianca Fabro Ott, foi feito sem o contato com o público, mas com muito carinho.
— A gente brinca que nós éramos o trio mascarado. As pessoas quando viam a gente sem máscara não conheciam o nosso rosto. Ao vivo foram poucos momentos que nós estivemos sem máscara. Mas a gente recebeu muito carinho do público. As redes sociais nos ajudaram muito, recebíamos mensagens diárias, de força, foi muito importante — resume.
Além das dificuldades do distanciamento, Bruna Mallmann descobriu novas habilidades com a missão de princesa. A professora de Biologia migrou para a área da comunicação e também conheceu o namorado, o chef Carlos Bertolazzi, durante a programação da Festa da Uva 2022.
— Foram momentos únicos e que crescemos muito como seres humanos. A Festa da Uva é uma escola para a vida. Para as sucessoras, digo que vai muito além do querer estar nessa missão. Tem que entender todo propósito, é uma responsabilidade muito grande. Tem que se dar muito bem como trio, passamos muito tempo juntas, viramos irmãs. As pessoas esperam por um momento com o trio, precisa ter essa dedicação — resume Bruna.
O Pioneiro pediu para que rainha e princesas da Festa da Uva descrevessem, com a própria caligrafia, um momento inesquecível. Confira:
Pricila Zanol
"Cada dia dos dois anos de reinado foi único e especial mas, para mim, o momento mais marcante foi o último desfile cênico musical. Meus olhos ficaram marejados de lágrimas o tempo todo.
Ouvir o meu nome ecoar na Rua Sinimbu, como rainha da Festa da Uva, foi o ápice da minha vida. Trocar olhares com a comunidade caxiense me fez experimentar uma sensação inenarrável, de cima do carro alegórico.
O carinho, os acenos e a admiração genuína das crianças que nos assistiam, ficaram eternizados em meu coração.
Posso dizer com todas as letras que: ser rainha da Festa da Uva 2022, foi um dos momentos mais lindos da minha vida."
Bianca Fabro Ott
"Os momentos mais especiais durante o reinado foram aqueles em que a comunidade esteve inserida e participante. Como vivemos a Festa Nacional da Uva em plena pandemia, o distanciamento norteou nossos passos e não foi possível estar próximo das pessoas.
Guardo com muito carinho a lembrança dos jogos coloniais. Ver famílias reunidas para resgatar as vivências dos imigrantes me marcou profundamente em um dos primeiros contatos com a comunidade.
O brilho nos olhos das crianças e o sorriso (por trás da máscara) no resto dos adultos e idosos é o que vou levar sempre comigo.
Com amor, princesa Bianca."
Bruna Mallmann
"Um momento inesquecível do reinado... no dia 18 de fevereiro de 2022: a cerimônia de abertura da Festa da Uva.
Desde o momento da coroação, o trio é considerado a "cara" e a "voz" da Festa, mas foi a primeira vez que um trio conduziu o cerimonial, momento muito simbólico por dar o start para a edição.
Além da grande expectativa para o início da Festa, a escolha do local fez toda a diferença: estivemos emolduradas pela paisagem de um dos meus lugares favoritos no parque. Um belo dia de sol, no gramado das réplicas da Caxias de 1978, contornado pelas imponentes araucárias.
Estávamos radiantes e muito gratas por viver este momento como figuras representativas da Festa, depois de tantos desafios.
Com carinho, princesa Bruna!"