Novidade trazida pela da 33ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, as soberanas conduziram a abertura na manhã dessa sexta-feira (18). A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Otts e Bruna Malmann foram as mestres de cerimônia. A solenidade começou meia hora depois do horário programado, por volta das 11h30min, assim que a comitiva do vice presidente da República, Hamilton Mourão, chegou ao Parque Mário Bernardino Ramos.
Alem do vice-presidente, entre as autoridades que ocuparam espaço principal, estão o governador do Estado, Eduardo Leite, o vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., o senador Luís Carlos Heinze e os deputados federais Carlos Gomes, Pompeo de Mattos e Bibo Nunes.
Depois de três anos, Caxias celebra mais uma edição da festa. As soberanas cumprimentaram o público em italiano e a cerimônia teve intérprete de libras. O primeiro a falar foi o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertoto, depois, o prefeito Adiló Domenico:
— A Festa da Uva é uma marca que se perpetua na nossa cidade. Como diz o tema da Festa, estamos juntos, outra vez, vendo renascer a esperança e superando os desafios que nos cercaram.
Em seguida foi a vez do governador discursar, se referindo à rainha da Festa da Uva como "sua majestade, Pricila".
— Essa deve ser a minha última Festa da Uva, que participo como governador — afirmou Leite; mais cedo ele reafirmou que não será candidato à reeleição.
Em discurso, Hamilton Mourão destacou determinação de agricultores e prosperidade da região:
— Herdamos dos antepassados a coragem, determinação e a esperança que caracteriza esse povo. (…) A Festa representa o progresso da região e a ligação do povo com a terra.
A cerimônia encerrou com apresentação artística da música tema desta edição "Juntos outra vez". Depois, as autoridades deslocaram para o ponto onde foi descerrada a fita na entrada dos Pavilhões, dando aberta oficialmente a Festa da Uva 2022. Na sequência, Mourão e Leite fizeram uma degustação de uvas junto com o presidente da festa, Fernando Bertotto.
Para essa sexta está programado o primeiro desfile na área central, na Rua Sinimbu, às 20h, e o show com o pagodeiro Dilsinho.