Neste final de semana, Caxias do Sul recebe a 15ª edição do Garage Sale, feira de antiguidades e artesanato. O evento ocorre neste sábado até as 18h e no domingo das 9h às 18h, na Rua Hugo Luciano Ronca, 2.377, no bairro São José. O evento tem entrada gratuita e contará com shows com a banda Carol Soul Rock, no sábado, e com Kiko Ferrero, no domingo, ambos às 16h.
Ao todo, são mais de 40 expositores. Entre os produtos, antiguidades, móveis rústicos, brinquedos, livros, objetos colecionáveis, cutelaria, discos de vinil, artesanatos e roupas.
De acordo com Allan da Rosa, organizador do evento, a expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas passem pelo Garage Sale neste final de semana. O evento, que surgiu em 2019, tem inspiração nas vendas de garagem que ocorrem nos Estados Unidos. Em Caxias, começou a ser organizado após a morte da mãe de Allan. Ele organizou uma venda de móveis e itens que estavam na casa da mãe, mas que, mais tarde, acabou virando um evento bimestral.
— A primeira edição teve seis expositores só de antiguidades. A ideia original era de fazer só no sábado, mas o pessoal procurou bastante e ampliamos para o domingo também. Já de cara deu muito certo, tivemos um retorno muito legal — conta o organizador.
Além das antiguidades, quem visita o Garage Sale também pode aproveitar para curtir shows, artesanato e opções de alimentação com food trucks:
— Um cuidado que temos é de não repetir os tipos de produtos por expositor, então, cada um tem um produto diferente, um segmento diferente.
Parceria desde a primeira edição
O casal Carine Verza e Edgar Isoton é proprietário do antiquário O Porão, que participa do Garage Sale desde a primeira edição, em 2019. Carine relembra que a primeira vez foi um sucesso.
— O pessoal começou a gostar da ideia e a coisa foi crescendo. Por isso é que estamos há 15 edições juntos, e que venham mais 15! — comemora.
Ela conta que a procura por antiguidades é grande e o antiquário possui uma clientela fiel: os colecionadores.
— Tem também aquele público que vem olhar, garimpar, que procura algo específico, xícaras, esmaltados... Às vezes tem um pessoal que vem pelo show, vem pela comida... Então, uma coisa puxa a outra e isso é muito legal — conta.
As artesãs Flávia Villa, Deise Camargo e Élen Scopel participam desde a primeira edição do evento. Elas contam que cada feira é uma emoção diferente porque o grupo de expositores se tornou como uma família.
— Nós nos conhecemos em uma feira e, a partir disso, criamos um grupo. Agora, participamos de quase todas juntas — conta Flávia.
Elas destacam que, assim como o público fiel das antiguidades, a ala dos artesanatos também conta com os visitantes e compradores que estão sempre presentes.
De visitante a feirante
Édio Pasinatto é proprietário da Officina EP, banca especializada em itens automotivos e que foi inspirada nos mercados de pulgas dos Estados Unidos. Mas, antes de ser feirante no Garage Sale, Pasinatto era visitante.
— Eu participei visitando desde a primeira edição. Depois, minha esposa começou a expor o artesanato dela e eu vinha ajudar. Aí, comecei a trazer algumas coisas minhas, que eu já tinha, para vender. Agora tenho minha banca no Garage — destaca Édio.
Ele conta que sempre comprou antiguidades, manuais antigos e detalhes de carros para si e, mais tarde, transformou em um negócio paralelo ao trabalho.
— Eu participo de encontros de carros antigos desde 1990, então eu sempre comprei coisas pra mim. Eu tinha tanta coisa que comecei a vender— explica.