A prefeitura de Caxias do Sul deve anunciar nos próximos dias alternativas temporárias para os atendimentos das unidades básicas de saúde (UBS) do bairro Mariani e do Esplanada, que passarão por obras de ampliação. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as UBSs não poderão receber atendimento durante o processo, que deve durar em torno de oito meses, por conta de insegurança e riscos sanitários. Os editais para as obras foram lançados recentemente e agora seguem os trâmites licitatórios. O orçamento previsto é de cerca de R$ 3 milhões para as duas unidades.
Segundo informou a prefeitura em nota, os oitos meses para execução serão contados a partir da assinatura dos contratos para as obras, ainda sem data prevista, pois ainda não foi escolhida a empresa que será responsável pelas construções. As obras de ampliação incluem novos pisos, divisórias, pintura, acabamentos, redes elétrica e hidráulica, além da instalação de plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção.
Reuniões com lideranças comunitárias e a SMS estão previstas para os próximos dias, para apontar possíveis locais para que a população não fique desassistida. Os projetos para as obras foram realizados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) com colaboração da pasta da Saúde.