Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Caxias do Sul estarão abertas neste sábado (25), das 9h às 15h, para o encaminhamento de exames preventivos. Entre eles, a mamografia para mulheres acima dos 40 anos. O procedimento é fundamental para que o diagnóstico do câncer de mama possa ser feito o mais rápido possível com o objetivo de aumentar as chances de cura de uma das doenças que mais matam as mulheres. No ano passado, 54 mulheres perderam a vida vítimas da doença na cidade - em 2021, foram 34 mortes.
Uma dessas vítimas recentes foi Ivone Neris, que perdeu a batalha para a doença aos 42 anos. Foi diagnosticada com o câncer em março de 2020 - pouco antes do início da pandemia. Ao longo do tratamento, recebeu o acompanhamento da única irmã, Ivania, que trabalha como técnica em enfermagem. Além dela, deixou saudade para a mãe, filhos e netos.
— No começo, a gente pensava que não ia ser tão grave (a doença) como foi. Descobrimos a doença na véspera do Dia das Mães. Foram dois anos e quatro meses de tratamento contínuo, onde a gente nunca viu ela se queixar de dor ou ela chorar — emociona-se Ivania.
A busca pelo diagnóstico precoce é a principal orientação dos médicos para que aumentem as chances de cura do câncer de mama. Em todo o ano passado, a rede pública de Caxias do Sul, por meio das UBSs, encaminhou 13.456 mamografias - número maior que os 8.826 exames realizados em 2020, no auge da pandemia. Apesar do mutirão, o encaminhamento de mamografias pode ser feito de segunda a sexta-feira, na UBS de referência.
— As mulheres deixaram de fazer os seus exames e isso permite que a doença avance e se diagnostique tardiamente. Por isso é importante essas campanhas e esses momentos para oportunizar o acesso aos exames. O câncer de mama não tem prevenção, tem diagnóstico precoce. Quanto mais precoce, menor o tumor. Quanto menos de 1 centímetro, tecnicamente fica um potencial maior de cura — explica o médico ginecologista e obstetra e diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Dino de Lorenzi.
Apesar da mamografia ser oferecida para mulheres a partir dos 40 anos, a atenção vale para as mulheres de todas as idades. A fisioterapeuta Carissa Schmidt dos Reis, 32 anos, descobriu a doença aos 29 anos. Não tem nenhum histórico de câncer na família.
— Quando eu recebi o diagnóstico foi um choque. Tu saber tudo que tu vai passar, algo totalmente desconhecido, não tive ninguém na minha família que tivesse passado por isso, então não sabia como era. Saber que precisa parar de trabalhar em algum momento, a questão do cabelo, da vaidade, do relacionamento, são vários fatores
Depois de dois anos e uma cirurgia para retirada de parte da mama, ela segue em tratamento e confiante.
— O câncer traz muitas lições pra gente. A gente passa a ver a vida de uma maneira diferente, tu vive a vida mais intensamente, tu não reclama tanto. Eu procuro levar para outras pessoas a minha história para poder alertar e fazer com que elas parem um pouquinho, aproveitem mais e se respeitem, respeitem o que o corpo está pedindo, sentindo — conta.
Outros exames sendo oferecidos
Além do encaminhamento de mamografias, outros exames estarão à disposição neste sábado. Um deles é o exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau). No ano de 2022, ocorreram em Caxias do Sul 13 óbitos por câncer do colo uterino.
De acordo com a SMS, o câncer do colo uterino tem como principal causa a infecção pelo vírus Papiloma Humano (HPV). A prevenção se faz pela coleta do exame citopatológico do colo uterino e pela vacinação de adolescentes de ambos os sexos contra o vírus HPV.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ligado ao Ministério da Saúde, todas as mulheres sexualmente ativas devem coletar o exame citopatológico do colo uterino dos 25 aos 64 anos a cada ano, passando a fazê-lo a cada três anos após dois exames com resultado normal.
Outro serviço oferecido é a vacina contra o HPV. A imunização não só reduz o câncer do colo uterino, como diminui o risco de verrugas genitais, câncer de pênis e ânus/reto, devendo ser aplicada em meninos e meninas com idade entre nove e 14 anos.
Tanto a coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino como a vacina para o HPV estão disponíveis nas UBSs de Caxias do Sul durante todo o ano.
Serviço:
O quê: mutirão de mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero e outros exames
Quando: sábado (25), das 9h às 15h
Onde: Todas as UBSs (exceto Parque Oásis, que segue em reforma)
Procedimentos à disposição:
- Exame preventivo de câncer de colo de útero
- Solicitação de mamografia (mulheres de 40 anos ou mais)
- Vacina contra HPV (9 a 14 anos)
Aplicação de vacinas:
- Calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos (inclui HPV meninos e meninas de 9 a 14 anos)
- Febre amarela: pessoas de 9 meses a 59 anos (não vacinados contra a doença)