Terminou nesta terça-feira (28) o prazo para a coleta de informações do Censo em todo o Brasil, mas em Caxias do Sul 11 mil residências ainda não foram incluídas no questionário, ou seja, 6% dos domicílios.
Por esse motivo, até a metade de março recenseadores vão seguir passando nas residências que ainda não tiveram moradores ouvidos, em Caxias, uma vez que os dados estão em fase de apuração até abril. O objetivo é atingir a meta de 95% dos domicílios.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o principal desafio são os prédios. Por isso, bairros como Petrópolis, Centro, Madureira e Universitário têm o maior número de residências a serem ouvidas.
Uma fraude identificada no trabalho de um recenseador também impacta na demora para finalização da coleta. Cerca de 600 residências do Centro e dos bairros Lourdes e Pio X vão receber novamente o questionário para verificar a autenticidade dos dados.
O IBGE lembra que os recenseadores se apresentam vestidos com colete, boné, crachá de identificação e dispositivo móvel para coleta de danos. Em caso de dúvida, também é possível ligar para o telefone 0800-721 8181, digitando o RG, CPF ou matrícula do recenseador e, assim, conferir se ele está mesmo a serviço do instituto.
Outra informação importante é que o Disque-Censo, que estava disponível para solicitar a visita dos recenseadores, está fora do ar. Quem mora em Caxias do Sul e ainda não recebeu o questionário pode ligar diretamente para o IBGE pelo telefone (54) 3223-8989.