Foi declarada oficialmente aberta a 3ª Festa das Colheitas em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira (24). A solenidade foi realizada na Escola Famílias Agrícolas da Serra Gaúcha (Efaserra), na Terceira Légua, mas a festa ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, até domingo (26) e de 3 a 5 e 10 a 12/3 de 2023, com entrada gratuita. O evento foi prestigiado por uma série de políticos: o governador Eduardo Leite, o prefeito caxiense, Adiló Didomenico, o secretário Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, além dos deputados federais Denise Pessôa e Mauricio Marcon, entre outros políticos. O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, também acompanhou o ato.
O governador chegou à Efaserra por volta das 16h10min, e, após visitar uma igreja local, se dirigiu à propriedade da família Mugnaga, onde, ao lado das autoridades e de embaixatrizes da Festa Nacional da Uva 2022, fez a colheita simbólica de cachos de uva, oficializando a abertura do período de colheitas.
Mais tarde, às 16h45min, teve início a abertura formal na Efaserra, com a presença de diversas autoridades e alunos da instituição.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, pontua que a Festa das Colheitas é importante para mostrar ao Estado e ao Brasil a pujança econômica e da produção de uva da região.
— Temos que exaltar o trabalho desta população. Os produtores têm que preparar e cuidar de uma produção que eles não sabem se vai acontecer. São essas pessoas que apostam suas vidas no trabalho e é para elas que devemos prestar nossas homenagens. Essa festa é para celebrar o zelo e o capricho dos nossos produtores — afirma o prefeito.
Ainda de acordo com Adiló, existem 3,5 mil pequenas propriedades de alta produtividade no município. O prefeito destaca que, neste sentido, a Efaserra (local onde a Festa das Colheitas foi oficialmente aberta) é um estímulo para a sucessão rural, que, segundo ele, é muito importante para diversas propriedades.
— Temos que acabar com esse tabu que produtor rural é rico e tem condições pra tudo — finalizou o prefeito.
Para o governador Eduardo Leite, a capacidade de viver as festas que a comunidade de Caxias do Sul tem é inspiradora.
— Ao percorrer a Estrada do Imigrante para chegar até aqui, é inevitável não nos transportamos para aqueles tempos em que os imigrantes chegaram aqui. Cruzaram oceanos para chegar aqui sem saber o que esperar e sem falar o mesmo idioma, saindo de uma situação difícil na sua própria terra. Por isso, quando celebramos a colheita, não quer dizer que está tudo bem. É como num aniversário, comemoramos que atravessamos as dificuldades e completamos mais um ano — pontuou Leite.
Boa produção, mesmo com estiagem
O produtor Elton Clever Mugnaga teve sua produção contemplada para realizar a colheita simbólica da uva, que marca o início da Festa das Colheitas. Com sorriso no rosto durante toda a visita das autoridades, Elton foi acompanhado pelo governador Eduardo Leite, que o questionou sobre a situação da produção. Elton também mostrou a parreira com uva de duas cores, rubi e branca, no mesmo pé, e explicou que o efeito ocorre por causa da polinização das abelhas.
Elton conta que sua produção teve dificuldades nos últimos três anos, período em que houve muita seca. Ele explica que, neste ano, conseguiu uma produção boa, mesmo com uma redução aproximada de 15% na safra da propriedade. Para 2024, o produtor rural, que cultiva também limões e laranjas, tem expectativa de uma produção maior.
Solenidade também teve assinatura de termo
Ao final da solenidade de abertura da Festa das Colheitas, ocorreu a assinatura do Termo de Colaboração entre o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, e do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis/RS). O objetivo do documento é formalizar a realização de ações para a manutenção e promoção do setor, por meio de metas que devem atuar de acordo com a Política Vitivinícola do Estado.
SERVIÇO
::: Data: de 24 a 26/2, 3 a 5 e 10 a 12/3 de 2023
::: Horário: sextas, das 14h às 22h, sábados e domingos, das 10h às 22h
::: Local: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva
::: Não haverá cobrança de ingresso (estacionamento é pago, porque é uma concessão)
::: Estacionamento: R$ 20 para carros e motocicletas