Consumidores que adquiriram os xaropes Natubroncx e Natubronc Diet devem suspender imediatamente o uso. Essa é a orientação da Vigilância Sanitária de Caxias do Sul, que informa que os produtos não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou no Ministério da Saúde. Os produtos são fabricados sob condições sanitárias desconhecidas, com potencial risco de danos à saúde, diz a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O local de produção e o fabricante são desconhecidos, de acordo com a prefeitura.
Os estabelecimentos que ainda possuírem os itens em estoque devem suspender a venda imediatamente e os consumidores que adquiriram devem interromper o uso. Os consumidores têm direito a serem ressarcidos, mediante comprovação da compra. A Vigilância Sanitária orienta que procurem o Procon, pelo telefone 151.
De acordo com Jair Sauza, coordenador do Procon de Caxias, o órgão ainda não recebeu nenhuma notificação de venda ilegal ou pedido de ressarcimento.
— Os consumidores podem entrar em contato conosco, no Procon, apresentando a nota fiscal, para que possamos notificar o fornecedor e solicitar a devolução desse valor — explica.
A orientação da Vigilância Sanitária para os consumidores é que verifiquem o rótulo antes de comprar qualquer produto. É importante estar atento ao nome do fabricante, CNPJ, registro na Anvisa, Ministério da Saúde ou Autorização de Funcionamento (AFE), no caso de substâncias que não são considerados medicamentos.