O pátio da Igreja dos Capuchinhos foi tomado pela alegria de dezenas de cachorros e seus tutores na tradicional bênção do Dia de São Francisco de Assis, nesta terça-feira (3), em Caxias do Sul. O momento de fé era feito pelo frei Jaime Bettega, que também era requisitado para fotos com os mascotes.
Uma das amizades presentes era a de Luis Carlos Minuscoli, 73 anos, e a cachorrinha Danda, de sete anos. O aposentado ficou sabendo da benção na missa do final de semana e decidiu levar sua pet.
— Os filhos já cresceram e saíram de casa. Então, ela é a minha companhia. E essa raça, Shitzu, é incrível, entende quase tudo. Vim na benção para protegê-la, porque venero São Francisco de Assis e porque tenho um carinho muito grande pelo frei — conta.
Uma das cachorrinhas mais simpáticas era Zoe, de seis meses. Recém-adotada de uma ONG, a filhote queria se aproximar de todos os demais animais e deu trabalho para a executiva de vendas Mary Casa, 29 anos.
— A gente adotou ela há três meses. Eu vi a fotinho dela numa página de Instagram e me apaixonei na hora. Vim para pedir para São Francisco que ela tenha uma vida longa e continue alegrando a nossa casa. Já tinha vindo outras vezes com o Buster, que foi nosso companheiro por 17 anos e a gente perdeu em fevereiro. Não conseguimos ficar muito tempo sem cachorro — brinca Mary.
Religioso mais conhecido de Caxias do Sul, o frei Jaime Bettega enaltece os ensinamentos de São Francisco de Assis. O momento é realizado há mais de três décadas em Caxias do Sul.
— A benção dos animais é um momento bem significativo porque a gente sabe da importância dos animais no dia a dia e na saúde das pessoas. São Francisco queria que houvesse a fraternidade universal entre todos os seres criados. Que nós possamos aprender com São Francisco de Assis sobre respeito — comenta o frei.
A benção na tarde desta terça-feira (4) segue até as 18h30min, quando está prevista a missa. Quem não conseguiu levar seu pet terá uma nova oportunidade no domingo (9), quando a benção dos animais será realizada na Igreja São Francisco, no bairro Kayser, das 10h às 12h30min.