A ação que reuniu as secretarias de Obras e Urbanismo, RGE e operadoras de internet no último dia 16 retirou mais de 20 quilos de fios inoperantes dos postes de energia elétrica instalados na Rua Os 18 do Forte, no centro de Caxias do Sul. O volume só não foi maior, segundo a prefeitura, porque nem todos os provedores compareceram para realizar a identificação do cabeamento durante a atividade.
A higienização que diminui a poluição visual voltará a ocorrer, segundo a Secretaria de Governo, nos mesmos moldes da primeira. A ideia é fazer com que a limpeza seja utilizada como modelo para outras áreas do município que sofrem com o mesmo problema. Além do emaranhado de fios, cabos soltos que atrapalham o trânsito são recorrentes nos bairros de Caxias. Mas antes de levar a ação aos bairros, a segunda etapa da limpeza voltará a ocorrer em outros trechos da Rua Os 18 do Forte para retirar novos cabos sem identificação.
As datas para a continuidade da ação, no entanto, ainda estão indefinidas. Isso porque há uma dependência da disponibilidade da companhia de energia elétrica, conforme a administração municipal. Nesta primeira ação, dia 16, foram retirados todos os fios soltos que não estavam identificados, seguindo uma combinação feita com o Ministério Público. A secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, entende que esse modelo de trabalho facilitará a solução para o problema de excesso de fiação nos postes de Caxias.
— Também estamos buscando junto ao Ministério Público formas de cobrança das empresas que ocupam a rede e não apareceram nesta primeira ação para regularizá-las — adianta a secretária.