O coral infantojuvenil Estrela da Manhã, da Igreja Assembleia de Deus de Caxias do Sul, iniciou neste sábado (11) o projeto Serenatas, que consiste em apresentações uma vez por mês nas casas de acolhimento da cidade. A estreia do grupo foi no Residencial Santa Dulce, na Avenida Triches, no bairro Cidade Nova, que recebe pessoas em situação de rua.
Segundo a advogada e professora da Escola Bíblica Dominical da igreja, Janciele Fuentes, o intuito é levar o coral para entoar louvores aos abrigados e lembrá-los de que são importantes.
— O foco é ir até essa população onde, supostamente, estariam à margem da sociedade e dizer: nós nos importamos com você e Deus se importa ainda mais. Levar o carinho e a atenção dos pequenos a todos, seguir os passos do mestre Jesus. Também queremos ensinar que existe uma outra realidade e que é necessário pensar no próximo — explica Janciele.
Na primeira edição, as crianças também escreveram cartas para os acolhidos do Residencial Santa Dulce e entregaram o livro Esperança além da crise, de Mark Finley.
— As crianças, após o evento, estavam comentando sobre que tínhamos que pedir para Deus abençoar mais os abrigados. Eu entendi que estavam vendo a necessidade de se preocupar com o próximo. Sentimos que os acolhidos estavam felizes, pois é difícil ver crianças fazendo este gesto de amor. É da criança que vem o amor puro — destaca Janciele.
Fundado em 1972 e prestes a completar 50 anos, o coral conta com 35 crianças participantes, com idades entre dois e 15 anos. Atualmente, o grupo é regido por Renata Derlam e, também, tem aulas de musicalização com a maestrina Maristela Carneiro. Os ensaios ocorrem todos os sábados, na sede da Igreja Assembleia de Deus (Rua Pinheiro Machado, 3169, bairro São Pelegrino). Alguns coralistas que passaram pelo grupo tornaram-se músicos profissionais e atuam em países da Europa.
A próxima edição do projeto Serenatas será na Casa Anjos Voluntários, no dia 2 de julho. Para quem quiser deseja o projeto para o seu bairro ou instituição pode entrar em contato pelo número (54) 98114-8997.