Bento Gonçalves ampliou o quadro de pessoas que podem se vacinar contra a gripe. A partir desta sexta-feira (13), crianças de cinco até nove anos de idade e adultos com 55 anos ou mais, podem realizar a aplicação da vacina.
Até o momento foram registrados 72 casos de infecção causados pela da doença no município. Maio está sendo o mês de maior concentração de casos que correspondem a 81,2% do total. Destes, 66,6% são idosos com 60 anos ou mais. Já a maioria das 29 internações são de crianças menores de um ano. Até o momento, não foram registradas mortes pelo vírus Influenza. Na cidade, 57% da população com 60 anos ou mais já realizou a vacina contra a gripe e 24% da população total de crianças com até quatro anos já se vacinou.
— Essa ampliação na idade para vacinação será importante para ampliarmos o número de pessoas imunizadas em nossa cidade. Pedimos que procurem a unidade mais próxima e realizem a vacina. Estamos entrando em períodos de muito frio e mais propícios para doenças respiratórias. A prevenção é importante — destacou, em nota, a coordenadora do setor de imunizações, Luiza do Rosário.
A imunização está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Podem se vacinar também profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade.