A 37ª edição do Natal Luz está com a organização a todo vapor em Gramado. A temporada prevista para ocorrer de 27 de outubro de 2022 até 29 de janeiro de 2023 terá como uma das grandes novidades a retomada do espetáculo A Fantástica Fábrica de Natal, que não integrava a programação do evento desde 2014. A atração explora toda a ludicidade da data comemorativa, segundo a organização, e não será mais apresentada em uma estrutura do bairro Planalto, onde permaneceu por nove anos (2006-2014). A nova versão do espetáculo tomará forma no ExpoGramado, local onde estão sendo concentradas a maioria das atrações pagas do Natal Luz.
Ao todo, a 37ª edição contará com quatro espetáculos pagos. Os ingressos serão colocados à venda a partir da segunda quinzena de junho, no site do evento, natalluzdegramado.com.br, com valores que variam de R$ 125 a R$ 450. A organização espera comercializar mais de 220 mil ingressos para os espetáculos — número superior aos cerca de 200 mil comercializados na mais recente edição — e receber cerca de 2,5 milhões de visitantes com os três meses de programação.
— Acreditamos que vamos vender mais, muito em função de não se ter mais restrições relacionadas à pandemia, e porque temos espetáculos consagrados na programação, que também contribuirão pra este aumento de procura — projeta o diretor de eventos do Natal Luz de Gramado, Diego Scariot, que também destaca as mais de 500 atrações gratuitas diárias que ocorrem em diferentes pontos da cidade ao longo da programação de três meses.
Outra novidade da edição, que lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (30) em evento para convidados e imprensa no Serra Park, será a troca de local do espetáculo Nativitaten, que deixa o Lago Joaquina Rita Bier onde vinha sendo apresentado na última temporada. A atração que estreou em 2001 também esteve fora da grade desde 2014, mas foi retomada na edição passada e agora será mantida, no Complexo de Eventos do Serra Park.
— Aqui temos mais espaço e desafoga o centro da cidade. E outras atrações natalinas podem ser programadas para o Serra Park — explica o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), que destaca que o Lago Joaquina foi importante para o Natal Luz, mas precisa ser "revitalizado".
Também integram a programação de atrações pagas o Grande Desfile de Natal que, segundo Scariot, será repaginado, incluindo novidades coreográficas e de trilha sonora; e O Reino de Natal, que foi criado para a edição mais recente, adaptada à pandemia, e seguirá sendo apresentado ao público no mesmo formato de visitação.
— Ainda estamos em período de pandemia. No ano passado foi feito um forte trabalho com equipes e elenco para evitar maiores danos para os espetáculos, e deu muito certo. Agora todos os cuidados serão mantidos — afirma o diretor de eventos.
O evento, segundo Scariot, volta a contar com o Show de Acendimento, em que as luzes são acesas na cidade, com atrações concentradas, todas as noites, no Palácio dos Festivais, algo que também havia sido suspenso na edição anterior em função da pandemia.
Novo horário para espetáculos
Em coletiva de imprensa, a organização do Natal Luz anuncia que os espetáculos noturnos da programação têm novo horário de início: às 20h30min, meia hora antes que nas edições anteriores. De acordo com os organizadores, a mudança do horário é uma solicitação dos visitantes.
Além disso, o 37º Natal Luz terá, novamente, espetáculos abertos com troca de alimentos por ingressos. As apresentações devem ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro.