Criado a partir de um programa europeu no século 19 para selecionar cães para guerra e policiamento, o Mondioring é um esporte canino que cresce no Brasil movido pelos fãs das raças pastor-belga-malinois e pastor alemão. A competição ocorre anualmente em diversas regiões do país e credencia os melhores para a final, que ocorre em novembro, em Florianópolis.
A etapa gaúcha do torneio ocorre no dia 20 de março, em Farroupilha, e recebe competidores de toda a região Sul. Adestradores da Argentina e do Uruguai também estão confirmados no evento e colocarão à prova as habilidades dos cães.
De acordo com o organizador da etapa, o adestrador farroupilhense Cesar Beux, o Mondioring testa as capacidades caninas de obediência, faro, execução de grandes saltos e coragem para proteger o dono.
Atual campeão brasileiro, com o cachorro Cyborg, de quatro anos, Beux é voluntário na realização da etapa de Farroupilha e espera a adesão do público em um evento gratuito e inédito na Serra gaúcha.
—É espetacular o que os cães fazem dentro de campo. E por se tratar de um esporte, tem a premissa da segurança de todos os participantes e espectadores.
A competição ocorre no domingo (20), a partir das 9h, no campo de futebol da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Canarinho (Rua Treviso,688). A entrada é gratuita. Depois de Farroupilha, o campeonato segue com etapas em Itajaí (SC) e Curitiba (PR).