A ampliação da rede de abastecimento de gás natural em Caxias do Sul tem gerado obras em diversos pontos da cidade nos últimos tempos. Segundo dados repassados pela Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), chega a 164 quilômetros o total de rede instalada atualmente no município, o que torna a cidade a segunda maior do Estado neste quesito. Até novembro de 2019, Caxias possuía 150 quilômetros de gasodutos, que seguem em expansão.
As próximas frentes de trabalho, de acordo com a empresa, serão abertas na Rua Bento de Lavra Pinto, Virgílio Ramos, Rua Professora Vieira, João Bertotti, João Zendomeneghi, Paulo Robeto Almeida, Duque de Caxias, José Boschetti, com prazo de conclusão entre maio e julho. Em 2022, a Sulgás pretende investir R$ 2,6 milhões na implantação de 6,5 km de rede canalizada para atendimento, inicialmente, a clientes residenciais, comerciais e industriais. Em janeiro, foram concluídos pouco mais de 600 metros para fornecimento de gás natural a um condomínio e uma empresa.
Existem, ainda, três projetos que serão executados após a realização da Festa da Uva, a pedido da prefeitura para não criar impacto no trânsito: o ramal na Rua Sinimbu; a expansão da Rua Santos Dumont e a retomada dos trabalhos na região do Zaffari Exposição (Os 18 do Forte, Marquês do Herval, Sarmento Leite e Marcílio Dias).
As obras ficarão suspensas, pelo menos na área central da cidade, durante o período da 33ª Festa da Uva, que se inicia nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 6 de março. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (SMTTM), a medida foi acordada com a empresa que presta serviços à Sulgás. Por meio de assessoria, a pasta — acionada quando as intervenções geram impactos ao fluxo de veículos na cidade — afirmou que há possibilidade de ocorrerem trabalhos pontuais nos bairros.
Segundo a Fiscalização Municipal de Trânsito, desde segunda-feira (14), não há nenhuma obra que demande atuação das equipes. A mais recente estava sendo feita na Rua Duque de Caxias, próximo ao Hospital Fátima, no bairro Universitário, e agora segue apenas pelo acostamento da via. Segundo informações da Sulgás, também estão em andamento obras nas ruas Dr. Montaury, Alexandre Fleming, José Jaconi e Marquês do Herval, e nas proximidades do Zaffari Exposição, que devem ser finalizadas ainda neste mês. A SMTTM não tem registros de quantas vezes, neste ano, o apoio dos fiscais foi necessário. Sendo esta uma ação que, por vezes, ocorre pontualmente, e em outras, chega a gerar bloqueio de tráfego, se estendendo por um maior período.
A assessoria de imprensa da Sulgás informou nesta manhã que a abastecedora está presente em Caxias do Sul desde 2001 com fornecimento para postos de combustíveis, indústria e estabelecimentos comerciais, sendo também intensificadas, nos últimos anos, obras para atendimento a clientes de residências, condomínios e estabelecimentos comerciais de pequeno porte. Conforme informado pela empresa, são atendidos 1.323 clientes hoje na cidade, sendo a maioria residências: 1.273. O abastecimento também chega hoje a 26 indústrias, oito postos de combustível e 16 estabelecimentos comerciais.
Os encaminhamentos para obras são realizados pela Secretaria Municipal do Urbanismo e, depois, passam por outros órgãos que venham a ser envolvidos, como a SMTTM e a Secretaria Municipal de Obras, por exemplo. O titular do Urbanismo, João Uez, afirma que o prazo costuma ser de até três anos para a execução de cada obra licenciada. Conforme dados da secretaria, foram cinco licenças emitidas nos últimos seis meses. Oito aguardam análise pelos órgãos da prefeitura.