Caxias do Sul passará a ter fornecimento de gás natural encanado para residências nos próximos meses. O serviço será disponibilizado a partir de uma expansão nos gasodutos operados pela estatal Sulgás na cidade.
Leia mais
Biometano desponta como alternativa ao gás natural
Conheça o biogás, a fonte de energia gerada a partir de resíduos rurais e de saneamento
Conforme a companhia, uma rede de cerca de dois quilômetros de ramais já está em construção desde o fim de 2019 em dois pontos da cidade. Um deles é no bairro Exposição, para atendimento do condomínio residencial Piazza Fidenza, na Rua Sarmento Leite, e outro no bairro São Pelegrino, para fornecimento do Zaffari São Pelegrino. Ao longo de 2020, o orçamento da Sulgás prevê ainda a construção de mais cinco quilômetros de gasodutos para atendimento de um hospital, no bairro Madureira, e de mais três condomínios residenciais.
A expansão da rede ocorre somente quando há identificação de demanda que justifique o investimento. Uma vez que a rua tenha a tubulação instalada, porém, os moradores podem entrar em contato com a Sulgás, que irá avaliar as condições técnicas de interligação do imóvel ao gasoduto.
Segundo a Sulgás, a expansão do fornecimento de gás na cidade só não é mais rápida devido à demora na obtenção de licenciamentos junto ao município. Ainda assim, até novembro de 2019, Caxias possuía 150 quilômetros de gasodutos, ficando atrás apenas de Porto Alegre em extensão da rede. Apesar disso, os clientes atendidos até então eram postos de combustíveis, indústrias e grandes consumidores comerciais, como hotéis.