A instabilidade no clima do começo da semana segue em parte do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (23), especialmente, na Serra. Na região, o dia amanheceu encoberto, com pontos de nebulosidade. O sol apareceu ainda nas primeiras horas, mas podem ocorrer pancadas esparsas de chuva à tarde e à noite em pontos isolados. Assim como na terça-feira (22) o dia terá oscilação: neblina, sol, chuva, sol e chuva novamente até anoitecer em cidades da Serra.
— Há expectativa para pancadas pontuais sobre a Serra e a região de Caxias, mas não deve ser uma chuva problema. Deve acontecer durante a tarde e o início da noite, vem com raios, mas não dura muito tempo e vai ser bem isolada — explica a meteorologista da Climatempo Daniela Freitas.
Na quinta-feira (24), contudo, deve ocorrer a virada do tempo com a formação de alguns sistemas de baixa pressão. Com isso há potencial para temporais e queda de granizo.
— Estão previstos acumulados bem significativos na metade oeste, norte e região dos Vales. Observamos os maiores volumes entre a Serra, o Norte e o Noroeste do Estado, mas na sexta-feira (25) imagino que possam passar dos 50 mm em algumas áreas — explica.
Ela afirma que a associação de áreas de baixa pressão entre o Paraguai e a porção central da Argentina, ar quente e da circulação nos níveis médios e altos da atmosfera deixará o tempo bastante instável até a próxima segunda-feira (28) especialmente no Centro, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul.
São esperados temporais, com chuva forte e volumosa, raios, ventos fortes (rajadas entre 50 e 80 km/h) e granizo em alguns pontos. Até segunda-feira, os volumes de chuva devem ficar entre 70 e 100 mm, com a possibilidade de ultrapassar os 100 mm de forma pontual. Com exceção de sábado (26), a situação é de alerta para temporais em todos os dias. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, além de eventuais transtornos causados pelo vento forte e pelo granizo.