O município de Bento Gonçalves se despede nesta quinta-feira (10) de um empreendedor de destaque na cena empresarial da região. Leonel Giordani, conhecido como "Seu Nelo", era diretor presidente e fundador das empresas Giordani Turismo, Transporte Santo Antônio e Posto São Bento. Ele morreu em Bento, na tarde de quarta-feira (9), aos 87 anos. A causa não foi divulgada. Giordani deixa a esposa, três filhos e sete netos.
O velório ocorre nas Capelas São José, de Bento Gonçalves. A cerimônia ocorre desde as 22h de quarta-feira e, a partir das 15h30min desta quinta-feira, está previsto o ato de despedida. O corpo de Leonel Girodani será sepultado no Cemitério Público Municipal Central.
Uma nota de pesar publicada pela Giordani Turismo destacou que Seu Nelo era o mais novo de 11 irmãos e, desde cedo, tinha sido inspirado pelo exemplo e visão de empreendedorismo do pai. Nos últimos tempos, ele ainda ocupava o cargo de diretor presidente da empresa, mas não atuava mais de forma ativa junto ao negócio.
A prefeitura de Bento Gonçalves também lamentou a morte de Leonel Giordani em nota publicada no site oficial do município, na noite de quarta-feira. No texto, é destacada a atuação do empresário na linha turística, uma vez que a Giordani Turismo opera a Maria Fumaça, um dos principais atrativos do município, sendo também responsável pelo Parque Temático Epopeia Italiana, onde a história da imigração é contada aos visitantes.
Em 2011, Giordani foi homenageado na Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Bento-gonçalvense.