Um incêndio atingiu duas empresas na Rua Giusepe Formolo esquina com a Travessão Humberto Primeiro, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul na madrugada dessa quinta-feira (3). De acordo com o Batalhão de Bombeiro Militar, dois caminhões foram acionados para controlar as chamas. Eles contaram com o apoio do caminhão pipa do Samae. A equipe ainda está no local. Ninguém ficou ferido.
Uma das empresas atua no ramo de embalagens desde 2002. A indústria trabalhava com o fornecimento de papel corrugado, produzindo caixas, cantoneiras, tabuleiros e caixas montadas, com divisórias e corte e vinco. A outra empresa era uma oficina mecânica. Uma delas ficou completamente destruída, e no espaço onde funcionava a outra o teto desabou e ficaram apenas as paredes, construídas em alvenaria. Na oficina, estavam quatro caminhões da Codeca que passavam por manutenção e, em princípio, dois ficaram totalmente destruídos. Os outros dois caminhões não tem como ver porque estão no fundo da oficina onde não há como entrar no momento. Representantes da companhia foram até o local para verificar os prejuízos.
De acordo com o relato de vizinhos, eles ouviram o alarme de uma das empresas soar por volta da 1h30min. Foi quando a prestadora de serviços de segurança foi verificar o que tinha acontecido e constatou o fogo. Os proprietários foram acionados e chamaram os bombeiros, que atuam no combate e contra a propagação das chamas desde antes das 2h. O trabalho neste momento é no rescaldo.
Um funcionário de 45 anos que prefere não se identificar conta que trabalhava na empresa de embalagens há 17 anos. Junto com os donos da indústria, ele e outros homens tentaram conter as chamas:
— Cheguei em casa ai pela meia-noite e acordei com barulhos de batida. Quando levantei, vi que era o dono da mecânica tentando derrubar as portas da empresa onde eu trabalhava com a camionete. Eu tinha as chaves da nossa e entrei. Pegamos as mangueiras que tinham dentro do pavilhão, mas como atingiu a parte elétrica a bomba não funcionou.
Abalado, ele conta que a fumaça impedia que continuassem:
— Por um momento, achei que a gente ia dar a volta, mas não dava para ficar lá dentro, para respirar. Em 10 minutos queimou tudo. É muito triste.
De acordo com os bombeiros, o fogo começou em uma empresa e atingiu a outra que fica ao lado, mas até o momento não foi possível identificar o ponto de origem do incêndio e o que causou o começo das chamas. Os funcionários que chegaram para trabalhar nessa manhã e ainda não sabiam do fato, ficaram chocados ao ver a destruição causada.
O proprietário de um dos empreendimentos também estava muito abalado e optou por não conversar com a reportagem. Algumas pessoas choravam diante do cenário desolador, com escombros, portões retorcidos e ainda fumaça. Uma retroescavadeira ajuda a remover as partes da cobertura e paredes que caíram para verificar se ainda existe algum foco de fogo e também para evitar risco de desabamento.
Nota da Codeca
"A Codeca lamenta o incidente ocorrido na madrugada desta quinta-feira (03/02), envolvendo a empresa fornecedora de manutenção dos veículos da Companhia, no bairro Cruzeiro. Quatro caminhões da Codeca estavam no local no momento do acidente. A empresa aguarda a apuração dos fatos."