Nesta semana, em Farroupilha, todos os postos de saúde do município ofertam a vacina contra a covid-19. A aplicação pode ser feita em qualquer uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min ou das 13h às 16h. Na unidade de Vila Esperança a vacinação ocorre somente na quinta-feira, e no Burati, às sextas-feiras. Além disso, nesta sexta, o Posto de Saúde Central oferece horário foi estendido até às 19h para imunização contra a Covid-19.
São disponibilizadas: primeiras doses para pessoas maiores de 12 anos, segundas doses de AstraZeneca e Pfizer (para quem se vacinou há 56 dias) e CoronaVac (para quem se vacinou há 28 dias), dose de reforço (para quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses) e doses adicionais (para grupos específicos), tanto as que estão no prazo como as atrasadas.
A dose de reforço da vacina Janssen é feita exclusivamente no Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Centenário, na Rua Ulderico C. Lodi, 255 , mediante agendamento, por meio dos telefones (54) 3268-5332 ou 3261-1094.
Em Canela permanece suspensa a aplicação de doses do imunizante Pfizer nesta segunda-feira (10). O imunizante é utilizado na aplicação de primeira dose em adolescentes, de segundas e terceiras doses com o imunizante e esgotou na última quinta-feira (7). A vacinação com a primeira dose na população adulta também está suspensa por falta de doses. O município havia retomado a aplicação da primeira dose na população adulta na última sexta-feira (7), mas as doses esgotaram devido à grande procura.
Nesta segunda, está sendo aplicada no município a segunda dose de AstraZeneca para quem completou o intervalo da primeira dose. As vacinas foram aplicadas nas UBSs, das 7h30min às 11h30min e estarão disponíveis das 13h às 16h30min. Cada imunizante é disponibilizado em dias específicos da semana: a CoronaVac nas quartas-feiras, a AstraZeneca nas segundas e quartas-feiras, e a Janssen será oferecida apenas na Unidade Central, conforme disponibilidade.
Em Flores da Cunha, a vacinação retorna, nesta semana, ao Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h. O município oferta a dose de reforço para quem fez a segunda dose há quatro meses, a dose de reforço da Janssen, a segunda dose para quem fez a primeira dose até 14 de novembro e a primeira dose a partir dos 12 anos. Os adolescentes precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Em Vacaria, podem receber a segunda dose de Pfizer ou AstraZeneca quem se vacinou até o dia 8 de novembro e de CoronaVac quem se imunizou até o dia 6 de dezembro. Já a dose de reforço está sendo aplicada em quem recebeu a segunda dose até o dia 3 de setembro. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município.