A prefeitura de Bom Jesus decretou estado de emergência em função dos estragos provocados pela chuva de granizo registrada na tarde de domingo (5). O documento foi assinado pela prefeita, Lucila Maggi, nesta terça-feira (7).
O evento climático, que prejudicou cerca de 120 moradias no perímetro urbano do município, também causou estragos em lavouras de milho, batata, maçã, uva e trigo de localidades do interior.
Na segunda-feira, a Emater visitou comunidades e verificou o comprometimento parcial e até completo de plantio que ficam na área mais central, mas também em localidades como Capão Ralo, Capão Bonito, Boqueirão, Passo dos Varões, Ramadinha e Itaimbezinho. Inicialmente os prejuízos poderiam chegar a R$ 55 milhões, já que mais de 2,60 mil hectares foram atingidos, porém, um novo cálculo foi feito e se chegou a R$ 45 milhões. As perdas chegam a 70% no caso do milho, por exemplo, e 65% nos pomares de maçã.
Com o decreto, que deverá ser homologado pela Defesa Civil do Estado, o município espera receber recursos do governo para reparar os danos. Essa é a terceira vez, em pouco mais de um ano, que o município contabiliza prejuízos por conta de temporais com queda de granizo.