O projeto Ônibus sem Catraca começa a ser operado a partir desta terça-feira (23) em Caxias do Sul. Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, um ônibus do transporte coletivo urbano atenderá a comunidade sem estar equipado com catraca. O teste será de 30 dias. A ideia é proporcionar novas experiências e facilitar o acesso dos passageiros ao veículo. A novidade poderá ser conferida no ônibus da Visate prefixo 241, na linha 98 - Panazzolo/Vila Verde. De acordo com a secretaria, o veículo já está identificado e adesivado.
Hoje, segundo a secretaria, a catraca é representa barreira na circulação interna no veículo. A razão para a linha 98 ter sido escolhida para o projeto é o fato de o itinerário ter grande utilização do cartão Caxias Urbano, ou seja, 88% dos usuários dessa linha fazem o pagamento da passagem por meio eletrônico. Como esse itinerário abrange o atendimento à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), um funcionário da Visate estará no ônibus para prestar apoio e esclarecer detalhes do projeto.
Para pagar a passagem, o passageiro precisará usar a leitora do cartão, que ficará mais próxima do motorista. Serão aceito também pagamento em dinheiro. O projeto será avaliado após os primeiros 30 dias de teste.