Dez anos já se passaram desde que o antigo prédio do INSS, no final da Rua Pinheiro Machado, no bairro São Pelegrino, fechou as portas. De lá para cá, inúmeras ideias de ocupação foram cogitadas, mas jamais avançaram. A estrutura, por sua vez, foi sendo saqueada e invadida. Felizmente, esse período negativo está ficando no passado. Uma cerimônia na manhã desta quarta-feira (10) oficializou o início das obras de reformulação do prédio para que, a partir de 2023, possa acolher 125 idosos em situação de vulnerabilidade. O Recanto da Compaixão Frei Salvador será gerido pelo Projeto Mão Amiga, que também é responsável pela execução da obra, investimento estimado em R$ 8,3 milhões. Segundo a coordenação, 15% desse valor já está em caixa e, até o final do ano, será recebido R$ 1 milhão proveniente de ICMS do governo do Estado. O projeto ainda depende, no entanto, da contribuição da comunidade (veja abaixo como ajudar).
O ato dessa quarta-feira teve início por volta das 11h30min e reuniu representantes do Mão Amiga, além de embaixadores do projeto e autoridades municipais. A canção tema do Recanto foi apresentada ao vivo pelo Quinteto Macedo, de Caxias do Sul, grupo que também é responsável pela composição da música. O protocolo foi aberto pelo frei Jaime Bettega, do Projeto Mão Amiga, que também conversou com a reportagem do Pioneiro e afirmou que o projeto tem como objetivo garantir conforto e dignidade aos acolhidos:
— Não vamos ter luxo aqui mas vamos qualificar a permanência deles de diversas formas, como por exemplo o piso do banheiro que será aquecido por energia solar. Vamos querer que tenham conforto, dignidade e possam viver felizes neste espaço que tem história com nossa cidade. Esse espaço foi de muita acolhida, muita saúde foi recuperada e prevenida aqui, um prédio destinado ao cuidado da saúde do povo desta região. Então, hoje devolver pra comunidade sob o formato de Recanto da Compaixão, para idosos, é uma forma muito bonita de reavivar sentimento que este prédio tem no coração dos caxienses — afirmou o frei.
— Temos cenário planejado dentro da gestão, uma vez que serão destinadas vagas aos idosos que são encaminhados pelo município por estarem em risco de vida. Vamos atender os últimos dos últimos — completou.
O prédio já recebeu cercamento e rede elétrica. Foi realizado também rebaixamento de parte das janelas. Atualmente, as equipes trabalham no reforço estrutural com concretagem das lajes e vigas. São cerca de 50 operários envolvidos na obra que tem Vivian Biazus como arquiteta responsável.
Como ajudar
- Por meio do Pix. A chave é o CNPJ 11.453.014/0004-20.
- Por depósito bancário no Sicredi: agência 0101; conta 50468-2; CNPJ 11.453.014/0004-20, em nome de Associação Mão Amiga - Recanto.
- Também é possível ser madrinha ou padrinho do projeto, contribuindo mensalmente.
- Mais informações podem ser obtidas pelo site www.recantodacompaixao.com.br ou pelo WhatsApp (54) 98410-0101.