Com expectativa de reunir 4.620 inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início na tarde deste domingo (21) em Caxias do Sul. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. Os candidatos podem encerrar o exame até as 19h.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.336 pessoas se inscreveram para fazer a versão impressa da prova, enquanto 284 candidatos optaram pela versão digital. Ambas as modalidades ocorrem neste e no próximo domingo (28).
Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), um dos endereços de aplicação da prova na cidade, o movimento era tímido por volta de 12h15min. O clima era de ansiedade entre aqueles que esperavam para testar seus conhecimentos em 90 questões objetivas e na temida redação.
— Estou bem nervoso, com o coração disparado. Estou me preparando desde o início do ano, fazendo uma redação por semana. Essa edição eu ainda sou treineiro (que faz a prova apenas para treinar), mas ano que vem eu faço para valer e quero entrar no curso de medicina, em Pelotas — conta o estudante do Ensino Médio Gustavo Mazzochi, 16 anos.
A escolha de curso de Gustavo foi unanimidade entre os jovens ouvidos pela reportagem antes do início da prova. Quem também pretende entrar na área da saúde é estudante Guilherme Silvestrin Schio. Ele faz cursinho há três anos, desde que entrou no Ensino Médio.
—Foi um ano bem importante de preparação, que vai definir muita coisa na nossa vida. Agora estou tranquilo, o mais importante a gente já teve, que foi a preparação — relata o jovem.
Para a estudante Maria Eduarda Daros Perin, 21 anos, a pandemia trouxe um desgaste extra na preparação para a prova. Assim como Gustavo e Guilherme, ela também deseja aproveitar a nota para tentar vaga no curso de Medicina.
— A pandemia deixou as coisas mais conturbadas, muitas incertezas, tanto por parte do Enem, como dos próprios estudos —comenta.
Neste domingo, estão sendo aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. No dia 28, próximo final de semana, o exame envolverá conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Na segunda data, os candidatos devem encerrar a prova até as 18h30min.
Tema da redação surpreendeu, mas agradou
Logo depois do início das provas, o tema da redação, um dos aspectos que gera mais angústia entre os estudantes, já era de conhecimento público. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, usou seu Twitter para informar que os mais de 3 milhões de candidatos deveriam argumentar sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Entre os caxienses ouvidos pela reportagem na saída do exame, a temática foi aprovada, embora seja um assunto pouco comentado, na visão dos participantes.
— É um tema interessante, diferente dos anos passados. Acho que a abordagem desse assunto ainda é pequena, por isso, é bom que tenha caído em uma prova como a do Enem. É algo que precisa ser mudado no Brasil — comenta a estudante de Fisioterapia Nicole Zaterra, 19 anos, que participou pela segunda vez da prova e planeja usar a nota para conseguir uma bolsa.
As colegas Valentina Scur, 15 anos, e Isabella Verona Lima, 16, saíram da prova pouco antes das 16h30min e também aprovaram o tema proposto. Elas fizeram o exame como treineiras, pois ainda não concluíram o Ensino Médio.
— A gente sempre espera que seja um assunto que está no nosso cotidiano, mas esse não é muito falado, nem na mídia. Achei interessante. As outras questões eu consegui desenvolver bem. Claro que tem aquelas que temos mais dificuldades, mas foi tranquilo — opinou Isabella.