Quem quiser conferir as obras à venda na 37ª edição da Feira do Livro já pode passar pela Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, e aproveitar para procurar pelos lançamentos ou por aquele livro que já procura há algum tempo. A abertura oficial é às 18h30min desta sexta-feira (26), mas as bancas estão abertas desde o meio-dia. Antes disso, por volta das 11h30min, enquanto os livreiros davam os últimos retoques, o público já circulava pelo espaço.
Jean Lucas Verneque Castilhos, 12 anos, já segurava nas mãos a leitura preferida:
— Sempre compro mangá (histórias em quadrinho japonesas). Já tenho vários e gosto muito — contou, com timidez.
A paixão pela leitura é dividida com a mãe.
— Amo leitura, um bom romance ou uma leitura espírita. Não sabia que estava aberta já, passamos por acaso e aproveitei porque ele estava me pedindo um novo há dias — afirma Rozana Verneque, 43.
Mariana Casagrande, 25, viu que as bancas já estavam abertas e não resistiu. Com três livros nas mãos, a estudante de Direito disse que não consegue contabilizar quantos livros lê por ano:
— Encontrei um romance e também escolhi um do Aristóteles sobre política porque gosto do tema e é necessário ao meu curso. Gosto muito de ler, leio muito.
A banca da Sebo Só Ler era uma das mais movimentadas:
— Estou confiante que vai ser melhor que o ano passado. Temos que tomar os cuidados, mas acredito que vamos vender mais, e ter esse reencontro com os leitores. Hoje o pessoal não tem mais medo e virá a Feira do Livro — acredita a livreira Cleusa Nardelli.
Livro é protagonista
O livreiro Guilherme Martinato, da Livraria do Arco da Velha, que é vice-presidente da Associação dos Livreiros, não escondia a empolgação:
— A ansiedade está muito grande para a volta da Feira do Livro. Para nós que trabalhamos com livros é o momento em que ele vira protagonista da cidade.
Ele ressalta que o público irá se reencontrar com os autores e com os livros nas atividades presenciais, que foram canceladas no ano passado.
— Estamos confiantes na presença do público que venha passear pela praça, que está muito linda. Diversos livreiros aqui expondo e tudo indica que o pessoal vai vir — espera ele.
A Feira do Livro conta com 18 bancas, cinco delas dedicadas ao público infantil. A programação conta com mais de 70 atividades gratuitas, entre palestras, saraus, oficinas e mesas temáticas. Também estão marcadas 72 sessões de autógrafos e mais de 40 apresentações artísticas.
Entre a programação dedicada à literatura, no presencial, haverá sessões de autógrafos, saraus e edições do Órbita Literária, divididos entre espaços na Praça e na Casa da Cultura. Já no formato virtual, estão programados bate-papos entre escritores e educadores, além de palestras e edições dos projetos Escritor na Comunidade e Passaporte da Leitura. Com o tema "Ler Para (se) mover", esta edição segue até 12 de dezembro.