Inaugurado no início de outubro, o posto de coleta de leite humano no Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, tem como objetivo beneficiar ainda mais bebês da Serra gaúcha. O espaço é vinculado ao Banco de Leite Humano Ama Tacchini, de Bento Gonçalves, aberto em maio, sendo o primeiro serviço deste tipo na região — Caxias do Sul, o maior município da Serra, não conta com um serviço como esse.
Em uma sala montada especialmente para a coleta, até duas doadoras podem ser atendidas ao mesmo tempo. O leite doado beneficiará tanto pacientes do Hospital São Roque, como será utilizado pelos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini, que hoje atende a 22 municípios da região.
— Se a mãe estiver com seu bebê internado no São Roque, esse leite vai ser destinado para essa criança. Já as crianças do Tacchini vão receber o leite das doadoras. Vamos beneficiar os dois locais — explica a nutricionista Graziela Zortéa.
Antes de chegar aos bebês, a doação passa por um rigoroso processo para garantir a saúde das crianças: o leite é armazenado no Hospital São Roque e, após, é encaminhado ao Tacchini, com todas as normas de segurança, como acondicionamento em maleta térmica e controle de temperatura.
Há avaliação da coloração, cheiro, acidez, medição calórica, entre outras etapas. A doação passa, então, pelo processo de pasteurização, que dura de cinco a seis horas. Por fim, é feito um exame laboratorial, cujo resultado é liberado em até três dias. Somente após todas estas etapas é que o leite materno é disponibilizado aos bebês.
— Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. A ideia é que a gente compare, no futuro, como essas crianças vão se desenvolver, no ganho de peso, na diminuição de alergias... —detalha a profissional.
A orientação é de que a primeira doação ocorra nos pontos de coleta (tanto no Hospital São Roque, como no Hospital Tacchini). Após, as mulheres podem fazer a retirada do leite excedente em casa, seguindo as orientações de armazenamento e transporte (o leite pode permanecer congelado por até 15 dias, no freezer, antes de ser encaminhado à pasteurização).
Quase 70 bebês já beneficiados
Graziela relata que cerca de 1,2 litros de leite materno são necessários diariamente para atender a demanda da UTI Neonatal do Tacchini. Desde maio, 69 bebês já foram beneficiados com as doações. Há casos em que a criança é alimentada, na chamada colostroterapia, com 0,2 ml de leite a cada três horas, por isso, toda quantidade recebida pelo banco é importante e bem-vinda.
A nutricionista ainda explica que muitas mães acabam não doando por medo que falte leite materno para os próprios filhos, o que não ocorre, segundo ela:
— Temos que sempre lembrar que o peito é fábrica, e não estoque. Quanto mais esvaziar, mais estimular, mais leite vai ter. Temos doadoras com bebês de um ano, um ano e meio, e ainda seguem colaborando, claro que não é uma quantidade expressiva, mas, para nós, o pouquinho que elas conseguirem, já é muito — reforça a nutricionista.
Doadora desde maio, a futura técnica em Enfermagem Greice Aranda Hemig conta que no início descartava o excesso de leite materno por desconhecer a possibilidade da doação ao banco de leite humano. Moradora de Carlos Barbosa, ela é mãe da Alana, de cinco meses.
— É muito bom ajudar os bebês e as mãezinhas. Eu me sinto muito bem — diz Greice, que consegue colaborar semanalmente com até dois recipientes.
Saiba como doar
É preciso preencher um cadastro, assinar um termo de consentimento e passar por exames para identificação de doenças como HIV, sífilis, hepatites B e C, entre outras. O posto de coleta no Hospital São Roque funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (54) 3461-9262.
Em Bento Gonçalves, o Banco de Leite Ama Tacchini atende das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque amamentação, no número (54) 3055-0303.
DOAÇÃO EM NÚMEROS
Doadoras até o momento: 166
Bebês alimentados: 69
Quantidade de leite doado: 173,765 litros
Leite em estoque: 34 litros
Quantidade de bebês atendidos hoje: 100% da UTI Neonatal, sendo composta por 10 leitos.
Doadoras ativas: 31
*Fonte: Banco de Leite Ama Tacchini, com dados coletados desde maio.