Em um clima intimista, mas não menos emocionante e animado, a UCS Orquestra subiu ao palco do UCS Teatro para celebrar o 14º Concerto da Primavera na manhã deste domingo (24) em Caxias do Sul.
O espetáculo, que representou a volta dos trabalhos após 15 meses sem atividades, durou mais de uma hora e quinze minutos, com clássicos da música brasileira que lembravam a esperança por dias melhores e mais felizes, passando por Rita Lee, Almir Sater, Ivete Sangalo, entre outros.
Adaptado aos novos tempos, o concerto teve apresentação pelas redes sociais da UCS e da Unimed Nordeste-RS, além de público presente restrito a convidados.
Além dos músicos que compõem a orquestra, quatro solistas embalaram os sons junto à plateia: Carol Gobatto, Tita Sachet, Beto Träsel e Rafa Gubert.
—É um prazer gigante estar aqui (...). A gente espera dias melhores para todos nós. Eu estava com saudade de vocês — disse o maestro Manfredo Schmiedt.
Inicialmente um pouco tímida, com participação limitada a leves balanços de cabeça, a plateia se animou, cantou e bateu palmas junto ao final, ajudando a tornar a retomada dos concertos ainda mais marcante.
A tradutora juramentada e professora Cláudia Cescon estava acompanhada dos filhos Pietro e Mateo. Ela relatou a felicidade em participar do evento:
—Foi uma emoção muito grande, primeiro pelo momento em que estamos vivendo, depois de tanto tempo fechados em casa, com tanta limitação. E depois pela própria orquestra. Quando eu soube que ia ficar algum tempo sem atividade, fiquei muito triste. É um símbolo da universidade, é um coração. Estou muito feliz por participar dessa retomada — afirmou Cláudia.
Outras quatro apresentações da UCS Orquestra irão ocorrer ainda este ano. Em novembro, haverá a volta da série de concertos Joias Italianas do Século XIX, que havia iniciado antes da pandemia. As apresentações serão no UCS Teatro (4/11); na Catedral de Pedra, em Canela (7/11), e no auditório do Campus da UCS em Farroupilha (11/), todas com presença limitada de público e transmissões ao vivo pela internet. No dia 18 de dezembro, com expectativa de poder se apresentar ao ar livre para o público, será realizado um concerto natalino.