A chegada da primavera na Serra deve ser marcada pela chuva. A estação inicia às 16h21min na próxima quarta-feira (22) e deve ter temperaturas dentro da média. Apesar da chegada chuvosa, depois de quarta, o tempo deve ficar seco e com temperaturas amenas na Serra.
A meteorologista Doris Santos Palma, da Somar Meteorologia, aponta que, em geral, as temperaturas da estação ficam dentro da média, mas com tendência de ultrapassarem. As máximas previstas são entre 22ºC e 24ºC. Já mínimas projetadas são entre 12ºC e 14ºC.
Outra característica da primavera é a amplitude térmica diária, com amanhecer mais frio e temperatura aumentando à tarde. Dessa forma, a diferença entre mínimas e máximas é significativa. A meteorologista afirma que é normal a estação registrar alguns dias com temperatura mais baixas, mas descarta a possibilidade de frio intenso ou da ocorrência do frio tardio, registrado na primavera de 2020.
Ainda conforme Doris, entre 12 e 20 de outubro, haverá um período de calor acima da média na Serra. Os dias mais quentes também vão ser bastante comuns a partir de novembro.
As chuvas ocorridas nas últimas semanas trouxeram bons volumes e devem afastar a estiagem nesse início de primavera. Contudo, meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) consideram que o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, possa ocorrer em meados da primavera, em novembro. Por conta disso, a chance de ocorrência de seca e possível estiagem no Sul e Sudeste do Brasil aumentam.
De acordo com o Inmet, a previsão é de 80% de chances de ocorrência do La Ninã entre a primavera e verão, com consequências ao Brasil. Enquanto traz chuvas para outras regiões, há previsão de chuva abaixo da média e tempo seco na Serra. Principalmente em novembro, o fenômeno influenciará diretamente na formação de menos chuva na região ao provocar uma mudança na dinâmica dos ventos e, consequentemente, no transporte de umidade. Segundo Doris, por causa da influência do fenômeno, novembro será um mês quente.