Em novo comunicado na manhã desta segunda-feira (23), a prefeitura de Nova Petrópolis confirmou mais duas mortes na instituição de longa permanência de idosos (ILPI) que registrou surto de covid-19 na semana passada. As vítimas são um homem de 94 anos e uma mulher de 95, que faleceram entre a sexta-feira (20) e o domingo (22). Ambos estavam hospitalizados.
As duas mortes são tratadas, por enquanto, como casos suspeitos de covid-19 pela prefeitura, pois a Secretaria da Saúde do município ainda aguarda o recebimento das declarações de óbito das vítimas, onde constam as causas das mortes.
Além disso, também aumentou o número de hospitalizados por conta do surto. Na manhã desta segunda, são 10 residentes internados. Segundo a prefeitura, cinco deles estão em leito clínico no hospital de Nova Petrópolis. Outros cinco estão em hospitais de outros municípios, sendo um em leito de UTI e quatro em leito clínico.
Recorde o caso
O surto de covid-19 na instituição de longa permanência foi divulgado pela prefeitura na última quinta-feira (19). A assessoria de imprensa do Executivo optou por não confirmar o nome do local, que é particular.
Na ocasião, 19 idosos e 13 funcionários tiveram resultado positivo para a covid-19. Um homem de 87 anos não resistiu — ele faleceu na quarta-feira (18). Ao todo, a casa atende 60 idosos e conta com 41 funcionários.
Segundo nota encaminhada à imprensa, os sintomas entre moradores e funcionários começaram a surgir no último dia 14 e a notificação chegou à Secretaria de Saúde no dia 16. Todos foram testados com exames do tipo RT-PCR.
Na manhã desta segunda, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social recebeu informações sobre casos suspeitos em uma segunda instituição que atende idosos, também de forma particular. A equipe do Disque Covid esteve no local, submetendo todos os idosos e funcionários ao teste RT-PCR.