O coronavírus ainda não está controlado e a quantidade de mortes diárias explica isso. Ainda assim, os hospitais começam a vislumbrar uma redução forte no número de pacientes internados por covid-19. Os números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que os patamares estão próximos dos registrados em fevereiro.
A estatística mais debatida ao longo dos últimos meses sempre foi a de internados em UTIs, que durante os grandes picos exigiu das sete instituições da região que prestam esse serviço a trabalharem acima da capacidade. Pois nesta segunda-feira (26) e durante o fim de semana a quantidade de pacientes bateu no patamar de 24 de fevereiro. Agora, são 173 pacientes em leitos próprios para o coronavírus, sendo 159 positivos e 14 suspeitos. Em 24 de fevereiro, eram 178 pessoas, sendo 164 confirmadas. A taxa de ocupação chegou a 68,6%. No entanto, o dado dificulta uma comparação em razão do aumento na oferta de vagas. Segundo o portal da prefeitura de Caxias, o Hospital da Unimed reduziu de 51 para 40 leitos de UTI covid nas últimas semanas.
Entre o número de internados em leitos clínicos, ontem eram 184 pacientes, sendo 153 positivos para covid-19 e o restante com a suspeita. Número comparável ao de 15 de fevereiro, no Carnaval, com 182 pacientes, sendo 135 positivos. Nesse ponto, a redução de internados é mais significativa, já que existe o indicativo de que, nas próximas semanas, a redução de pessoas em UTIs pode seguir caindo.
Esse fato faz com que as instituições fiquem liberadas para voltar a realizar outros procedimentos. Ontem, o Hospital Tacchini, de Bento, anunciou que está trabalhando com 80% da capacidade no centro cirúrgico, percentual que vem aumentando há três semanas. Esses são os pontos que explicam a importância da vacinação para controlar a pandemia e ajudar uma retomada da normalização.