A escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva foi adiada após a mãe da candidata Bruna Mallmann, Maria de Lourdes Mallmann, passar mal no UCS Teatro na noite deste sábado (26). O clima de tensão e de tristeza abalou a todos, principalmente as embaixatrizes, que foram informadas sobre o que acontecia no lado de fora do camarim. Juntas, elas rezaram e decidiram que o evento não podia continuar. A presidente da comissão comunitária, Sandra Randon, subiu ao palco por volta das 22h para informar que o evento estava cancelado.
— Nós não podíamos fazer diferente, vir até aqui e falar com todos vocês. A mãe da Bruna teve um mal súbito, foi socorrida, está a caminho do hospital e fomos conversar com as embaixatrizes para saber qual decisão. E elas disseram: "se as 12 não saírem daqui juntas, não tem como continuar" (palmas da plateia), então, a gente cancela o evento hoje. Esperamos por tanto tempo para poder comemorar, mas poderemos esperar mais um pouco. A mãe da Bruna é a mãe de todas nós. Tenho certeza que todos entendem que esta é uma situação que não dá para desconsiderar — disse Sandra, visivelmente emocionada.
Maria de Lourdes foi retirada de maca com um dos médicos tentando reanimá-la. Ela passou mal por volta das 21h15min. Um médico que estava no mezanino correu para o andar inferior para prestar o primeiro atendimento.
Apenas três candidatas haviam desfilado até a emergência com a mãe de uma das candidatas. Débora Scopel, 25 anos, estava emocionada ao passar pela torcida que vestia amarelo com camisetas com estampa de abelha. Ela representa o Simecs e logo depois de encerrar o desfile foi levado ao camarim, antes mesmo de falar com a plateia.
Bruna Mallmann, 29 anos, a filha de Maria de Lourdes, foi a segunda a desfilar. Professora, ela representa Martinelli Advogados. Demonstrou segurança e conversou com os jurados antes de descer pela direita do palco, passar por trás da plateia e retomar. O vestido chamou a atenção, pois era em tons terrosos e representava o traje usado por Adélia Eberle, a primeira rainha da Festa da Uva.
Antes dela, Bianca Fabro Ott, 29, foi a primeira a encantar jurados e o público. Fisioterapeuta, ela saudou a todos e desfilou representando o Círculo Saúde. A candidata fez uma releitura do traje usado pela rainha Juliana Marzotto, em 2002, e homenageava os 90 anos da festa.
Assim que subiam ao palco para desfilar, as candidatas assistiam a vídeo pelo telão com o recado das entidades que representavam. Um dos momentos mais emocionantes do início da noite foi o desfile conjunto, que abriu a apresentação das 12 embaixatrizes. Essa apresentação se encerrou com coreografia de todas no palco, sempre ao som de clássicos italianos.
O mais longo pré-concurso devido à pandemia
Sem uma nova data, segue a expectativa pelo trio que será a nova cara da Festa da Uva. O evento foi marcado por uma série de mudanças. Sem torcida e com público limitado, foi a primeira vez desde 1991 que a escolha seria realizada fora dos Pavilhões da Festa da Uva.
As 180 pessoas que tiveram acesso ao UCS Teatro foram testadas negativas para a covid-19.