A noite de sexta-feira (11) e a madrugada deste sábado (12) não tiveram aglomerações em Caxias do Sul. A situação atípica surpreendeu as equipes de fiscalização do município, habituadas a receber dezenas de denúncias e a dispersar festas clandestinas nos últimos meses.
De acordo com o diretor da fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, ao todo foram cerca de 10 denúncias. Nove ocorreram em residências, situação que somente a Brigada Militar (BM) pode atender. A outra foi em um bar no Santa Lúcia que, segundo a denúncia, tinha música ao vivo, proibida pelo decreto municipal mais recente. Ao chegar no endereço, contudo, os fiscais não identificaram nenhuma apresentação e todos os clientes utilizavam máscaras e cumpriam as regras determinadas pela prefeitura.
— Me surpreendeu porque a sexta-feira é sempre bastante agitada, ainda mais quando muda o decreto — destaca Lazzarotto.
Além de atender às denúncias, as equipes também circularam por pontos da cidade, mas não encontraram nenhuma situação de descumprimento. Conforme Lazzarotto, a última vez que aconteceu situação parecida foi em março, antes da bandeira preta, adotada no antigo sistema de distanciamento controlado.
Para este sábado, contudo, o diretor de fiscalização acredita que a movimentação será maior. Isso porque estão circulando pelas redes sociais informações a respeito de, pelo menos, duas festas clandestinas previstas para ocorrer na cidade.