Os aeroportuários de Caxias do Sul vão ser vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (31). Cerca de 110 doses da vacina AstraZeneca produzida pela Fiocruz serão destinadas para a aplicação da primeira dose nos funcionários do aeroporto Hugo Cantergiani. A antecipação da vacinação para esse grupo e para os trabalhadores de portos é uma estratégia do Ministério da Saúde para tentar conter a circulação da doença e o avanço de novas variantes no Brasil.
O diretor do aeroporto de Caxias, Maurício Loreto D'Avila, encaminhou à Secretaria Estadual de Saúde (SES), inicialmente, uma lista com os nomes de 110 funcionários para receber a imunização. Porém, neste sábado (29), ele elaborou uma nova listagem porque alguns profissionais já foram contemplados com a vacina pela idade ou por apresentarem comorbidades. A vacinação ocorre nesta segunda, na UBS Alvorada, ao meio-dia.
— Fiz uma lista mais apurada e ficou em torno de noventa e poucos funcionários. Estamos aguardando os próximos contatos, tanto do Estado quanto do município, para que assim que chegarem essas vacinas a gente consiga vacinar o pessoal — diz D'Avila.
D'Avila avalia como positiva a antecipação da imunização porque os profissionais não pararam de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia:
— Os profissionais foram fundamentais nesse momento. Não paramos de trabalhar, seja no recebimento das vacinas, no transporte médico ou ainda no deslocamento de pacientes com covid-19 para hospitais da região. A gente recebe passageiros de todos os lugares e os aeroportos nunca pararam e não vão parar. Então é importante que nós também estejamos imunizados para garantir a segurança de todos.
O diretor projeta ainda a retomada no setor, tanto com voos de turismo, quanto de negócios.
— Acreditamos que a tendência, agora com as férias de julho, é que as coisas melhorem. Estamos com um voo lotado e com uma demanda bem grande de passageiros. A Gol sinalizou que vai retornar no dia 18 de junho, então essa melhora está acontecendo gradativamente — acredita.