Motoristas que trafegam pela BR-470, em Bento Gonçalves, encontrarão um novo traçado no km 213 da rodovia a partir desta semana. Essa é a expectativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) devido a uma nova etapa da construção do túnel, que ligará os bairros São Roque e São João. A rodovia federal já possui um desvio no ponto, mas ele mudará de lugar devido a uma nova etapa de obras iniciada na última semana. A data da alteração, contudo, depende das condições climáticas.
Na quinta-feira (13), as equipes iniciaram a pavimentação das alças de acesso ao futuro túnel no lado oeste, correspondente ao bairro São João. De acordo com a diretora-adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti, será aplicada a primeira camada, para que as pistas absorvam o tráfego da BR-470. Desde o início das obras, o desvio da rodovia ocorre pelo lado leste, do bairro São Roque, que recebeu asfalto provisório.
— Quando terminar o asfaltamento, vamos transpor a BR-470 para onde estamos trabalhando — explica Melissa.
Até agora, foram realizadas detonações de abertura da travessia e parte das contenções no lado oeste. O maior volume de rochas, no entanto, precisa ser removido no lado leste e só vai ter início com a mudança no desvio da rodovia. O trabalho de pavimentação das alças, no entanto, não cria nenhum bloqueio novo ou desvio em relação ao que já era praticado.
Segundo Melissa, até agora foram concluídas cerca de 50% das obras, que começaram em agosto do ano passado. A entrega, porém, irá atrasar devido à escassez de matéria-prima registradas entre o fim do ano passado e o início deste ano.
— A previsão era fim de julho, mas vamos terminar no fim de setembro ou outubro — acredita.
O túnel permitirá que motoristas que se deslocam entre os bairros São João e São Roque passem por baixo da BR-470, reduzindo o conflito de trânsito com a rodovia federal. Serão duas faixas de tráfego em cada sentido, além de calçada em ambos os lados, que ficarão a uma profundidade de 5,5 metros. A construção totalizará 30 mil metros cúbicos de terra escavados e 1.958 metros cúbicos de concreto aplicados.
O custo inicial era estimado em quase R$ 9,6 milhões, mas o aumento no preço dos insumos devido à falta no mercado tem obrigado o município a desembolsar os valores reajustados. Por conta disso, o custo final da obra será maior que o estimado, mas Melissa afirma que não há como prever o valor.