A vacinação contra a covid-19 disponibilizada em sete unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul na tarde desta quarta-feira (3) registrou alta procura por parte do público-alvo, ou seja, idosos a partir dos 78 anos. A ação iniciou às 14h nas unidades Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e está prevista para ocorrer até as 20h30min, sendo que, em alguns pontos, o número de pessoas na fila chegou perto de atingir o total de doses disponíveis ainda antes do início da aplicação. A vacinação nas UBSs foi proposta pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como alternativa ao formato drive-thru que ocorre desde terça-feira (2) nos pavilhões da Festa da Uva.
Por volta das 13h30min, na UBS Cruzeiro, a fila que se iniciou por volta das 10h se estendia pela calçada com mais de 100 pessoas — total de doses disponíveis no local. Equipes da unidade monitoraram o público ao longo do período, disponibilizando cadeiras aos idosos mais debilitados enquanto seus familiares os representavam na fila. O formato de vacinação nas UBSs foi elogiado por muitas pessoas.
— Lá nos Pavilhões tinha muito tumulto e aí tem que ficar horas com ela dentro do carro, acaba sendo desgastante. Achamos bem melhor poder fazer aqui mais perto de casa, assim eu vim para a fila às 10h e minha irmã trouxe ela agora, pouco antes do horário de receber a dose — relatou o aposentado Antônio Godois, 62, morador do bairro Cruzeiro, que guardou lugar para sua mãe, Celuta Godois, 79, contando com auxílio da irmã, Margarete Godois Spido. Dona Celuta foi a primeira vacinada nesta tarde na UBS Cruzeiro.
Também foi com o apoio da filha, Ivone Rossa, 57, que dona Maria da Silva Souza, 79, moradora do São Caetano, compareceu à aplicação da primeira dose na UBS Esplanada.
— Eu cheguei aqui 12h30min e meu marido trouxe ela agora. Foi bem melhor, ontem nem chegamos a ir pro drive-thru quando vimos o movimento que tinha — afirmou Ivone.
— Eu estava louca de medo, não saio nem pra comprar comida, eles que trazem pra mim, agora com a vacina acho que vou começar a "pegar" mais confiança — afirmou dona Maria enquanto se dirigia ao ponto da aplicação.
No momento em que ela recebeu a vacina, por volta de 14h20min, cerca de 70 pessoas aguardavam na fila. De acordo com a gerência da UBS, 50 do total de 100 senhas já haviam sido distribuídas.
A reportagem também conferiu a vacinação na UBS Desvio Rizzo, onde por volta das 14h40min a movimentação era menor: não havia formação de fila e apenas 35 doses tinham sido aplicadas. O local também recebeu 100 doses para a ação desta quarta-feira. Uma das vacinadas foi dona Julia Maria da Silva, moradora do bairro Paraíso Cristal. Aos 107 anos de idade, a idosa apresenta boas condições de saúde e foi vacinada dentro do carro. Ela foi conduzida até a UBS por familiares que também optaram pelo modelo para evitar o drive-thru.
— Estávamos esperando que tivesse uma ação aqui por perto para levar ela — afirmou a filha de Julia, Eva Fátima de Souza, 40.
No Cinquentenário, doses com hora marcada
Uma alternativa encontrada pela UBS Cinquentenário para evitar o desgaste em filas, além das aglomerações, foi fixar horários para cada senha distribuída aos candidatos à primeira dose. Perto das 15h, uma pequena fila formava-se na porta da unidade para retirada das senhas.
— A campanha segue até 20h30min e temos, até agora, cerca de 40 pessoas com agendamento que se estende até as 18h — revelou a gerente da unidade, Sandra Radaelli.
De acordo com ela, a UBS Cinquentenário também recebeu 100 doses para a ação, mas conta com um total de 120 em função de ampolas que restaram da vacinação para pessoas acamadas ocorrida pela manhã.
O número total de doses destinadas às UBSs nesta quarta-feira não foi informado pela SMS. Conforme o vacinômetro municipal, até as 15h42min, 9.499 pessoas a partir dos 78 anos já haviam recebido a primeira dose da vacina em Caxias do Sul.