O nordeste do Rio Grande do Sul tem um novo recorde de mortes por complicações com a covid-19: foram registradas 61 óbitos nesta segunda-feira (22). O levantamento do Pioneiro em 65 cidades da região já contabiliza 1.819 vítimas em um ano de pandemia, sendo 547 somente em março. No entanto, essa marca expressiva se deve muito pelos dados represados do fim de semana, o que deve reduzir ao longo da semana.
Caxias do Sul puxou a fila de registros com a segunda maior marca em 12 meses, 19 ao todo. Eram 12 mulheres e sete homens, com idades que variam entre 41 e 83 anos. O município contabiliza 637 vidas perdidas para o coronavírus.
Outras cidades também tiveram confirmações que geram preocupação. Em Canela, o poder municipal informou mais seis vítimas, chegou a 122 óbitos e é a cidade que mais contabiliza mortes, depois de Caxias (637) e Bento Gonçalves (209). A vizinha Gramado também se aproxima da marca dde cem mortes, chegando a 99 nesta segunda-feira, após a Secretaria Municipal da Saúde confirmar cinco óbitos. Já Cambará do Sul teve um salto na segunda-feira. Foram quatro vidas perdidas, o dobro do que havia sido registrado em um ano da pandemia, somando oito óbitos.
Outras 15 cidades também registraram mortes por complicações com a covid-19.