As instituições de Ensino Superior com unidades em Caxias do Sul preparam para os próximos dias a volta às aulas. Os modelos adotados por elas divergem neste início de ano letivo, que será iniciado ainda em meio à pandemia que gerou a priorização das aulas a distância no ano passado.
UCS
Mesmo com a continuidade da pandemia, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a maior da região, decidiu retomar as atividades presenciais para os cursos dessa modalidade a partir de 1º de março. A definição foi reiterada em comunicado divulgado na segunda-feira (15), em nota assinada pelo reitor, Evaldo Kuiava.
O retorno vai ocorrer conforme cada modalidade de curso, com aulas também no formato híbrido (a distância e presencial), apenas a distância ou síncronas (quando a aula é ministrada pelo professor no mesmo momento em que o aluno assiste, modelo esse que será oferecido para estudantes que preferem ficar em casa, mesmo com as aulas presenciais à disposição). Segundo o reitor, o retorno às aulas vai considerar as orientações estabelecidas pelos órgãos de regulação da educação superior, pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local.
Uma novidade a nível estadual é que o governo retirou a obrigatoriedade de limite de ocupação de 50% das salas de aula. Agora, a norma é manter o distanciamento de 1,5 metro entre as classes. De acordo com o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, a maior parte das salas da instituição tem capacidade para receber 60 alunos em um cenário normal, fora da pandemia. A nova regra dá a possibilidade, portanto, de abrigar um grande número de estudantes. Além disso, o professor pontua que a estrutura da UCS é para atender 40 mil alunos e hoje são cerca de 25 mil matriculados.
— Temos estrutura suficiente para atender todo mundo. Acreditamos que estamos preparados.
FSG
Na FSG Centro Universitário, o início do ano letivo aulas também está marcado para 1º de março. Em nota, a instituição afirmou que seguirá com aulas teóricas no ensino remoto, tanto no modelo em que há interação do professor com o aluno quanto no que são disponibilizados fóruns e conteúdos a serem abordados nas aulas. Em relação às aulas práticas, a FSG diz que seguirá com atividades presenciais, como já foi feito no segundo semestre de 2020.
“Para que possa atuar com segurança e assegurar a saúde de todos os seus alunos, docentes e colaboradores, a FSG Centro Universitário informa que segue estudando e monitorando as atualizações dos protocolos e diretrizes do Estado e do município de Caxias do Sul, assim como a evolução do cenário da pandemia na região e suas fases, para a definição sobre a volta efetiva de todas as atividades práticas presenciais no campus”, afirma a FSG em nota.
Uniftec
O Grupo Uniftec definiu que iniciará o ano letivo no dia 8 de março no mesmo modelo de 2020, com aulas síncronas (a distância e em tempo real). A medida se aplica para Uniftec Centro Universitário, Ftec Faculdades e IBGEN Business School.
O comunicado aos estudantes foi divulgado nesta quinta-feira (18) pela Pró-reitoria Acadêmica, que cita entre os motivos para a decisão o fato de que a vacinação da população ainda não avançou para a maior parte da população. Cita ainda o risco de infecção colocado pelos órgãos sanitários, as variáveis envolvendo o transporte dos alunos e a condição de membros da comunidade acadêmica que estão no grupo de risco da covid-19. De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Débora Frizzo, a decisão também procura preservar o processo de aprendizagem que exige que as pessoas se sintam seguras e tranquilas.
— O cenário atual não nos permite isso com aulas presenciais na íntegra. Além disso, o Grupo Uniftec já tem uma expertise no ensino online síncrono e no manejo das ferramentas necessárias, o que, aliás, é uma tendência e necessidade do mundo contemporâneo, tanto para quem ensina, como para quem aprende.