Conforme dados do Painel Covid, atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até este sábado (20), 433 mortes relacionadas à doença foram contabilizadas em Caxias do Sul, sendo a maioria delas, 31, de moradores do bairro Esplanada. O número representa 7,1% do total de óbitos na cidade. O bairro Santa Catarina, que já liderou a lista, agora é o segundo mais afetado, com 27 mortes registradas, sendo também o bairro com mais casos ativos: 124. Em outubro do ano passado, a prefeitura afirmou que o Santa Catarina poderia ter mais casos por ser uma das uma das regiões mais populosas da cidade, englobando os números dos loteamentos Santa Lúcia, Colina Sorriso e Reolon. Além disso, muitos profissionais da saúde moram na região. Para o caso do Esplanada, o poder público não tem uma explicação.
— Ficamos atentos a estes dados para mudanças de estratégias nas Unidades Básicas de Saúde, assim como por parte dos agentes comunitários, que intensificam ações de conscientização nos locais mais afetados. O contágio se dá, basicamente, pela falta de cuidado e ocorre de forma exponencial, por isso vai se concentrando em determinados bairros onde realizamos o reforço — afirma a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi.
Ainda conforme os dados da SMS, Caxias do Sul tem, até este sábado pela manhã, 1.012 casos ativos de covid-19, sendo que ainda são aguardados os resultados de 497 testes realizados no município. 28.114 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Caxias do Sul; e 25.669 estão recuperadas.